Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1875
Title: Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico
Authors: Marques, Ana Júlia Matos de Oliveira
Lopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira
Keywords: Português
Escrita criativa
Poesia
Portuguese
Creative writing
Poetry
Issue Date: 23-Mar-2017
Abstract: Este relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, envolvendo uma turma de 5º ano, na área disciplinar de Português e, teve como foco principal trabalhar a escrita criativa através da poesia. Desta forma, foram propostas três questões de orientação: 1) Como a poesia influencia a escrita criativa?; 2) De que forma a escrita de poemas desenvolve a criatividade; 3) Que tipo de atividades ajudam a desenvolver a escrita criativa?. Para desenvolver este estudo elegeu-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a observações, documentos escritos, em particular as produções escritas dos alunos e, registos fotográficos. A recolha dos documentos acima mencionados permitiu responder às questões-problema, analisar e tirar conclusões acerca da influência da poesia na escrita criativa. Através deste estudo, em que o principal objetivo foi trabalhar a escrita criativa através da poesia, foram desenvolvidas atividades bastante diversificadas, de modo a que todos os alunos conseguissem participar. Como a poesia está ligada às emoções e sensações, a escrita de poemas poderá ser um bom ponto de partida para o desenvolvimento da escrita criativa e da criatividade. De uma forma geral, foi observado que numa fase inicial as atividades de escrita devem ser mais orientadas, para depois se aumentar o grau de dificuldade, tornando os alunos cada vez mais autónomos.
The main aim of this dissertation is to study how students can improve writing skills through poetry. This study was brought up in the Prática de Ensino Supervisionada II area and it involves a 5th grade class and the Portuguese Language subject. The problem statement relies on three guiding questions: 1) How does poetry influence creative writing? 2) How does the writing of poetry develop creativity? 3 ) What kinds of activities do help the development of creative writing? In order to comply with these objectives, a qualitative methodology was chosen and observations, written documents (especially the students’ written productions) and photographs were used. These sources allowed the researcher to answer the problem statement, to study it and to get to conclusions regarding the influence of poetry in creative writing skills. Throughout this study several types of activities were taken in which all the students participated. Since poetry is linked to emotions and sensations, the poetry writing can be an important starting point to develop creative writing and creativity. In a general way, this dissertation concluded that in a first stage the writing activities should be guided and then the complexity should be gradually increased so that students can become more autonomous.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1875
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_Lopes.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.