Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1905
Título: Da Literatura ao conhecimento da língua : Percursos com sentido no pré-escolar
Autores: Pinto, Ana Isabel de Sousa Ferreira
Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Matos, Carla Sofia Oliveira de
Palavras-chave: Literatura infantil
Conhecimento da língua
Literacia emergente
Jogo
Children's literature
Knowledge of language
Emerging literacy
Game
Data: 19-Jun-2017
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação de Infância, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A prática realizou-se num dos Jardins de Infância do concelho de Viana do Castelo, com um grupo de 24 crianças com quatro anos de idade, num período de 10 semanas. O estudo desenvolvido teve por base o ´Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita’ e pretendeu perceber se, partindo da Literatura, é possível promover o conhecimento da língua. Tendo por base esta problemática, foram desenvolvidas três questões de investigação: 1) Que atividades permitem o conhecimento da língua no pré-escolar? 2) De que modo podem os textos de literatura para a infância promover ambientes de conhecimentos da língua?; 3) Como pode o jogo constituir uma estratégia didática para facultar o conhecimento da língua?. Para a recolha de dados foi realizada observação participante e recolha de evidências junto das crianças, bem como inquéritos por questionário aos encarregados de educação, recolha documental, assim como registos fotográficos, áudio e vídeo. Com o objetivo de dar resposta à nossa problemática, idealizamos quatro atividades, em forma de jogo, em que o ponto de partida para estes foi sempre uma obra de literatura infanto-juvenil. A análise dos dados recolhidos conseguiu demonstrar que, partindo de obras literárias, é possível criar jogos que consigam desenvolver o conhecimento da língua nas crianças em idade pré-escolar
This report was carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice II, of the Master's in Childhood Education, of the Higher School of Education of Viana do Castelo. The practice took place in one of the Kindergartens of the county of Viana do Castelo, with a group of 24 children, four years old, for a period of 10 weeks. The study was based on the ‘Domination of oral language and approach to writing 'and sought to understand whether starting from Literature it is possible to promote knowledge of the language. Based on this problem, three research questions were developed: 1) What activities allow the knowledge of the language in preschool? 2) In what way can literature texts for childhood promote environments of language knowledge?; 3) How can the game constitute a didactic strategy to provide knowledge of the language? Data gathering included participant observation and recollection of evidence from children, as well as questionnaire surveys for parents, documental recollection as well as photographic, audio and video records. With the purpose to respond to our problem, we idealized four activities, in game form, in which the starting point for these was always a work of children's and youth literature. The analysis of the collected data could demonstrate that starting from literary works it is possible to create games that can develop the knowledge of the language in children of preschool age.
Descrição: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1905
Aparece nas colecções:ESE - Dissertações de mestrado

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