Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1923
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dc.contributor.advisorEsteves, Alexandra Patrícia Lopes-
dc.contributor.authorPastor, Inês Portela-
dc.date.accessioned2017-10-24T11:13:31Z-
dc.date.available2017-10-24T11:13:31Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1923-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido no âmbito de uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma do 6º ano de escolaridade, na disciplina de História e Geografia de Portugal, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos. Os direitos e deveres da mulher e da criança têm sido, ao longo do último século, um dos temas de maior desenvolvimento político, com consequências de grande magnitude a nível social e económico. Não obstante as visíveis mudanças que foram surgindo ao longo dos anos, é inegável que ainda há um longo caminho a percorrer no que toca à igualdade de direitos entre homens e mulheres e à proteção das crianças. Nas escolas, mais especificamente na disciplina de História e Geografia de Portugal, este é um tema que é lecionado de uma forma superficial, nunca de forma autónoma, mas sim associado a um outro tema “maior”. Assim, o objetivo deste trabalho passa por aprofundar esta questão, tentando perceber qual é a impressão dos alunos sobre o assunto nos dias de hoje e no tempo dos seus antepassados. Com isto, pretende-se sensibilizar os alunos para a importância do tema dos direitos (e deveres) da mulher e criança, a evolução sofrida desde o tempo das suas bisavós até aos nossos dias, e, não menos importante, o facto de nem sempre as alterações legislativas neste ramo serem seguidas de uma alteração de mentalidades, o que faz com que por vezes o progresso não seja visível em todo lado nem ao mesmo tempo.pt_PT
dc.description.abstractThis study was developed as part of an educational intervention carried out in a 6th grade class, in History and Geography of Portugal, involving children aged 11 to 12 years. Women’s and children’s rights and duties have been, for the last century, one of the most developed subjects in politics, with great social and economic consequences. Despite of the visible changes that have emerged over the years, it is undeniable that there is still a long way to go in terms of equal rights for women and men and child protection. In schools, more specifically in History and Geography of Portugal, this is a subject that is taught in a superficial level, never in an autonomous way, but rather associated with another "bigger" subject-matter. Thus, the objective of this work is to deepen this question, trying to understand what is the impression of the students on the subject nowadays and in the time of their ancestors. Hereupon, it is intended to sensitize students to the importance of women’s and children’s rights (and duties) subject, the evolution suffered from the time of their grand grandmothers to the present day, and the fact that legislative changes in this field are not always followed by a change of mentalities, which sometimes makes progress not visible everywhere or at the same time.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMulherespt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectDireitos sociais e civispt_PT
dc.subjectPrimeira Repúblicapt_PT
dc.subjectSéculo XXpt_PT
dc.subjectWomenpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectSocial and civil rightspt_PT
dc.subjectPortugal historypt_PT
dc.titlePor entre as brumas da memória : A Evolução dos direitos sociais e civis das mulheres e crianças desde a implantação da República até aos nossos diaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid201742837pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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