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Título: O Comportamento lúdico-motor e social da criança no recreio escolar : Um estudo de intervenção no contexto pré-escolar
Autores: Saraiva, Linda Maria Balinha
Conceição, Maribel Gonçalves da
Palavras-chave: Comportamento lúdico-motor e social
Recreio escolar
Pré-escolar
Crianças
Social and motor behaviour
School recess
Preschool
Children
Data: 30-Mai-2014
Resumo: No âmbito da prática de ensino supervisionada emergiu um projeto de intervenção, que objetivou o enriquecimento lúdico do espaço de recreio do Jardim de Infância pertencente ao Agrupamento de Escolas do Atlântico. Neste estudo procuramos analisar o impacto desta intervenção no comportamento motor e social das crianças. Para a concretização deste objetivo, optamos por um estudo quantitativo de natureza comparativa, envolvendo 19 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Na recolha de dados, utilizamos uma observação estruturada e uma entrevista, questionando as preferências lúdicas das crianças. Da análise e interpretação dos resultados, podemos concluir que a intervenção levada a cabo no recreio promoveu alterações no comportamento lúdico-motor e social das crianças, verificando-se diferenças significativas em todas as categorias de comportamento motor e social. Neste estudo foi possível encontrar uma diferenciação de géneros, relativamente às preferências lúdico-motoras. Em síntese, podemos concluir que a intervenção promoveu nas crianças o jogo social e o jogo de atividade motora.
In the scope of supervised teaching practice of the master´s degree in Preschool Education, an intervention program was conducted aiming to enrich the school recess. The present study analyzed the impact of this intervention on children´s motor and social behaviour. The aim of this stydy was to assess the impact of this intervention on the children´s motor and social behaviour. To achieve this goal we opted for a quantitative study of nature comparative, involving 19 children whose ages ranged from 3 to 6 years old. As sources of data collection we used: structure observation and an interview questioning children´s ludic preferences. Based on our analysis and the interpretation of results, we can conclude that the intervention carried out promoted changes in children´s motor and social behaviour. Significant differences in all categories of motor and social behaviour was found. Differentiate between genders in motor play behaviour and their ludic preferences was found in this study. In summary, the intervention promoted the social play and motor activity play of the children.
Descrição: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1972
Aparece nas colecções:ESE - Dissertações de mestrado

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