Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1989
Title: À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Coelho, Cristiana da Silva
Keywords: Identidade
Memória
Património
Identity
Heritage
Memory
Issue Date: 17-Jan-2018
Abstract: O presente relatório de estágio, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico, no âmbito do meio-social. Como tal, desenvolveu-se um estudo que se intitulou “à descoberta da Identidade Cultural Local: estudo numa turma do 3ºano de escolaridade” dado o caráter exploratório realizado em torno da vila e do seu património. A intervenção educativa, decorreu durante quatro meses numa escola do concelho de Viana do Castelo e, assim sendo, este relatório vem expor esse percurso, focando-se mais na realização de um pequeno estudo circunscrito ao bloco do passado local, que ocorreu em três fases distintas. A fase de diagnóstico, na qual foi implementado um questionário aos alunos, a fase de intervenção em que se desenvolveram tarefas distintas e a fase de pós-intervenção na qual se realizou o segundo questionário à turma. Hoje, vivemos numa sociedade cada vez mais globalizada em que as identidades locais tendem a fragmentar-se. Nesse sentido, este estudo de caso procura realçar as caraterísticas específicas locais que fazem com que cada freguesia, vila, cidade seja única. Procura reavivar nas crianças essa pertença à sua localidade suscitando nestas a importância da preservação e valorização do seu património e da construção da sua identidade cultural. A escola surge, então, como veículo para a promoção e proteção desta realidade cultural. Neste sentido, perante esta problemática, foram apreciadas as considerações de diversos autores sobre o assunto e o que este envolve, nomeadamente, o património cultural local, a memória social e a identidade cultural.
This report was developed as part of the course Practice Teaching Supervised (SEP), part the Master in Preschool Education and primary education, within the social environment. As such, a study was developed that was entitled "to the discovery of ... (locality where the stage was realized)", given the exploratory character realized around the village and its cultural heritage. The educational intervention ran for four months in a school in the municipality of Viana do Castelo and, therefore, this report has exposed this course, focusing more on accomplishment a small study circumscribed to the block of local past, which occurred in three phases different. The diagnostic phase, in which was implemented a questionnaire to the students, the intervention phase where they have developed different tasks and the post-intervention phase in which the second questionnaire was carried out. Today, we live in an increasingly globalized society where local identities tend to fragment. In this sense, this case study seeks to highlight the specific local characteristics that make each parish, village, city unique. Seeking to revive in children this belonging to their locality raising in them the importance of preserving and enhancing their heritage and building their cultural identity. The school emerges, then, as a vehicle for the promotion and protection of this culture. In this sense, in the face of this problem, considerations on the subject and what this involves have been appreciated by various authors, in particular the local cultural heritage, social memory and cultural identity.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1989
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiana_Coelho.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.