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Title: A escrita criativa colaborativa em língua estrangeira: projeto “storytellers”
Authors: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Teixeira, Isabel de Campos Fernandes
Keywords: Escrita colaborativa
Práticas colaborativas
Auto e heterossupervisão
Collaborative writing
Collaborative practices
Self and co-supervision
Issue Date: 25-May-2018
Abstract: O estudo realizado tem como objetivo primordial avaliar o impacto da implementação do projeto Storytellers, mais concretamente das práticas sistemáticas de escrita em Língua Estrangeira, como contributo para a melhoria da produção escrita dos alunos, numa Escola de um Agrupamento do distrito de Viana do Castelo, durante o ano letivo 2016/2017. As três questões de investigação formuladas neste estudo foram: Podem as práticas colaborativas da equipa docente contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos? Qual a importância da leitura e da escrita nos alunos, no seu desenvolvimento pessoal e académico? e Qual o impacto do projeto de Escrita Criativa Colaborativa Storytellers na melhoria da produção escrita dos alunos? Para a recolha de dados, recorreu-se a um questionário efetuado a alunos do 9º ano de escolaridade; videogravação das aulas da docente investigadora; observação direta e focada das aulas das docentes colaboradoras; fichas de trabalho e análise documental, tendo-se procedido à triangulação dos dados. Pretendeu-se fornecer aos alunos ferramentas pedagógicas, que lhes permitissem melhorar as suas competências de literacia, realizando-se um trabalho colaborativo entre professores, integrando práticas supervisivas colaborativas, auto e heterossupervisão, observando-se comportamentos de impacto centrados nos professores e nos alunos, com vista à delineação de estratégias de superação de dificuldades. Do projeto Storytellers resultou uma produção textual de histórias ilustradas, combinando o domínio de técnicas de escrita e recursos digitais, refletindo-se na melhoria dos resultados académicos dos alunos, tendo sido a média final de conclusão do 9º ano de escolaridade superior à do 7º ano. Os resultados apontam para o envolvimento dos alunos no processo de “aprender a aprender” em LE, tendo para isso contribuído significativamente as práticas colaborativas dos professores associados ao processo de reflexão crítica, alterando as práticas colaborativas de supervisão horizontal entre pares professores/professores e promovendo práticas colaborativas entre alunos/alunos.
This study intends to evaluate the impact of a school project named “Storytellers”, more especifically the systematic collaborating practice in a Foreign Language, on the improvement of the students´writing skills. This study was carried out in a School of a grouping of the District of Viana do Castelo, during the 2016/2017 school year. The three investigation questions were: Can collaborative teachers’ practice contribute to the improvement of the students´ learning process? What´s the importance of reading and writing to the students’ personal and academic development? and What´s the impact of the creative collaborative writing Storytellers project on the improvement of the students’ written production? For the collection of data, 9th grade students filled out a questionnaire; the investigator´s classes were videorecorded; the collaborative teachers’ classes and worksheets were directly supervised and it was made the documentary analysis, proceeding to the triangulation of the achieved data. It was intended to provide students with educational tools that would enable them to improve their literacy skills, through a collaborative work among teachers, self and cosupervision, which led to the observation of attitudes focused on teachers´ and students´ behaviours, in order to create strategies for overcoming difficulties. The Storytellers project resulted in a textual production of illustrated stories, combining the techniques of writing and digital devices, reflecting on improving academic results of students in the final of the 9th year of schooling which were higher than in the 7th year. The results pointed to the students' different involvement in the “learning to learn” process in a Foreign Language with a significant contribution to this the teachers´ collaborative practices associated with the process of critical reflection, changing the collaborative practices of horizontal peer supervision between teachers-teachers and promoting collaboration between students-students.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2042
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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