Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2060
Title: O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundárias
Authors: Gonçalves, Maria Teresa Martins
Pires, Albertina Sousa
Keywords: Educação artística
Educação
Inclusão
Educação inclusiva e escola inclusiva
Artistic education
Education
Inclusion
Inclusive education and inclusive school
Issue Date: 21-Mar-2018
Abstract: Nesta investigação pretende-se refletir sobre o contributo das Artes Visuais numa Educação Inclusiva para todos. O sistema educativo na atualidade tem como missão acolher todos os alunos e garantir não só o acesso como o sucesso de todos. Este objetivo coloca desafios novos às escolas que têm de se organizar para garantir a inclusão de uma população estudantil naturalmente heterogénea. O presente estudo tem como objetivo perceber de que modo a disciplina de Educação Artística (quer nas suas dimensões relativas ao programa e objetivos quer nas metodologias adotadas) contribui para a inclusão de todos os alunos. Delineou-se um estudo de caso tendo por base a observação e análise do projeto artístico desenvolvido numa das escolas secundárias da ilha de São Vicente. Os participantes deste estudo são os dezoito alunos pertencentes a turma que foi escolhida, e as duas docentes consideradas especialistas nas áreas das artes. Como técnicas complementares de recolha de dados foram utilizados os inquéritos por questionário com perguntas abertas e entrevistas. Os resultados deste estudo revelam, por um lado que a disciplina das artes são muito importantes para os alunos, pois têm um impacto relevante na vida do aluno na medida em que lhe possibilita através de mediadores artístico-expressivos diversificados e num ambiente educativo securizante, a expressão e comunicação de pensamentos, sensações e sentimentos. Potenciam a criatividade e a imaginação, promovem o pensamento crítico, a autonomia, a autorrealização, e contribuem para o bem-estar emocional, para a melhoria da autoconfiança, da autoimagem e da autoestima do aluno. Por outro lado segundo as especialistas, tem havido uma maior consciência por parte dos agentes educativos e maior divulgação desta realidade, no entanto mostram igualmente que há ainda um longo percurso a percorrer para que o processo inclusivo funcione de forma verdadeiramente sustentada. Em síntese, sendo evidentes os benefícios das artes visuais no âmbito da educação inclusiva, cabe aos agentes educativos adotarem uma nova atitude, visando efetivamente uma escola para todos.
In this research we intend to reflect on the contribution of Visual Arts in Inclusive Education for all. The current educational system has as its mission to welcome all students and ensure not only access but also the success of all. This goal poses new challenges for schools that have to organize themselves to ensure the inclusion of a naturally heterogeneous student population. The present study aims to understand how the discipline of artistic education (both its dimensions regarding the program, objectives and the methodologies adopted) contributes to the inclusion of all students. A case study was drawn up based on the observation and analysis of the artistic project developed in one of the secondary schools in the island of São Vicente. The participants of this study are the eighteen students belonging to the selected class, and two teachers experts in the areas of the arts. As complementary techniques of data collection, questionnaires with open questions and interviews were used. The results of this study reveal, on the one hand, that the arts’ subject is very important for the students. It has a relevant impact on their lives to the extent that it makes possible through diversified artistic-expressive mediators and in a safe educational environment, the expression and communication of thoughts, feelings and emotions. Furthermore it fosters creativity and imagination, promotes critical thinking, autonomy, self-realization, and contributes to emotional well-being, to improve self-confidence, self-image, and self-esteem. On the other hand, according to experts, there has been a greater awareness on the part of educational agents and greater dissemination of this reality, but also there is still a long way to go so that the inclusive process works in a truly sustained way. In summary, considering the benefits of the visual arts in the scope of inclusive education, it is up to the educational agents to adopt a new attitude, aiming effectively at a school for all.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2060
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Albertina_Pires.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.