Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2102
Title: A iconografia na História e Geografia de Portugal: o manual escolar pelo olhar do 5º ano de escolaridade
Authors: Rodrigues, Henrique Fernandes
Ferraz, Célia Filipa Pimenta
Keywords: Manual escolar
Iconografia
Representações iconográficas
História
Textbook
Iconography
Iconographic representations
History
Issue Date: 7-Jun-2018
Abstract: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada II surge como resultado final do Mestrado em Ensino no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, tendo sido desenvolvido na área disciplinar de História e Geografia de Portugal. A História e Geografia de Portugal é uma disciplina em que a utilização da literatura visual nos manuais escolares assume um papel fundamental. A fim de favorecer um melhor relacionamento com os estudantes e proporcionar o sucesso dos alunos, esta investigação teve por base a auscultação inédita das representações iconográficas que as crianças têm sobre o manual de HGP, com o propósito de averiguar como morfologicamente a iconografia é por elas entendida. O manual serviu como principal ponto de referência, permitindo a conjugação de todo o trabalho: a análise dos resultados do estudo, assim como do quadro de opiniões iconográficas dos alunos relativas ao seu próprio manual e às produções que tiveram por base o tema a “Arte Manuelina”. Este estudo, de natureza qualitativa, foi orientado por uma metodologia de estudo investigação-ação, para o qual foi essencial que o fenómeno em análise fosse compreendido e interpretado no seu contexto natural. A investigação teve a participação de dezanove alunos do 5º ano, pertencentes a uma escola Básica Integrada, situada numa zona suburbana do concelho de Viana do Castelo. Para a análise das ideias icónicas dos alunos realizou-se um momento “Pequenos grandes artistas”, tendo como ponto de partida a exploração de elementos visuais sobre a temática a “Arte manuelina”. Esta atividade extra aula foi facultativa e contou com a participação de dezasseis alunos. Foram igualmente aplicados dois inquéritos, sob a forma de questionário, à turma referida e realizada uma análise integral da componente iconográfica do manual de HGP adotado pelo estabelecimento de ensino, onde decorreu a investigação, com base numa grelha de observação. Os resultados demonstram que o manual utiliza uma multiplicidade de imagens para apoiar o desenvolvimento de conteúdos e ilustrar conceitos, da qual se ressaltam as fotografias e os documentos históricos (pinturas). Para as crianças, a imagem é verdadeiramente preponderante, dada a importância atribuída nos questionários aplicados e no trabalho resultante do “Pequenos grandes artistas”. Com a sua perspetiva morfológica, constatou-se uma maior frequência ilustrativa do que no manual e a primazia de desenhos e pinturas. As ilustrações devem ser legendadas, coloridas, realistas e detalhadas. A utilização deste tipo de características foi do mesmo modo verificada no manual. Alunos e manual escolar enquadram-se dentro dos parâmetros defendidos por várias investigações, o que vem reforçar a qualidade pedagógica das imagens. A imagem transporta o indivíduo para dentro de determinado período histórico, torna-o participante na descodificação da mensagem que a mesma oculta e auxilia-o na perceção, visualização e recriação do passado histórico. O seu papel será tão ou mais ativo quanto maior for a intenção do professor de o tornar. A ilustração atrai a curiosidade e a atenção do aluno. Este encantamento leva à criação de raciocínios históricos interessantes baseados na sua “simples” observação que podem transformar figuras e passagens históricas em personagens e acontecimentos autênticos. O imaginário da criança é assim alimentado, favorecendo um melhor relacionamento da mesma com a História. Deste modo, uma mudança passa obrigatoriamente por uma maior valorização da componente ilustrativa por parte de autores e editoras nos manuais escolares, mas também dos professores nas suas práticas letivas: devem saber trabalhá-la e saber respeitar a sua presença no manual, sem esquecer de considerar nesse percurso os seus principais destinatários. Ao redirecionar-se o foco para o corpo discente, pode estar-se a ajudar a refletir sobre metodologias de ensino e de produção de manuais escolares, mas sobretudo a ajudar a que o aluno pense sobre a História e que desenvolva raciocínios que beneficiem a sua compreensão, recriando o passado, compreendendo-o e transportando-o para o presente, com o objetivo último de se concretizarem de modo mais eficaz os objetivos pedagógicos delineados.
This Supervised Teaching Practice II report here presented is the final result of the Masters’ degree in Teaching in Primary Stage Education, particularly studied towards History and Geography of Portugal’s subject. History and Geography of Portugal is a subject in which the use of visual literacy in its textbooks becomes primordial. Finding a better relationship with it while harmonizing students’ success being the main objectives, this investigation was based on the very first interpretation of the children’s ideas about HGP textbook’s iconographic representations, looking to understand their point of view. The textbook was the report’s main reference, allowing a total management around it: the thorough analysis of the study’s results, the table of the students’ iconographic opinions and the original creations based on the “Manueline Art”. This study, qualitative at its core, was guided by an action research methodology, for which it was essential that the phenomenon at analysis was understood and interpreted in its natural state. The investigation included the participation of nineteen fifth-year students, studying in a Primary School located at a suburban area of Viana do Castelo sub region of Portugal. The analysis of the students’ iconic ideas happened at the “Little Big Artists” moment, beginning with the exploration of visual elements regarding the “Manueline Art” subject. This optional extra-curricular activity counted sixteen student participations. Two questionnaire-type surveys have been filled in by the group and a full analysis of the iconographic component of the school’s adopted textbook has been conducted, based on observational guidelines. Results show that the textbook uses a wide number of images to both support the subject study and illustrate concepts, from which can be pointed out pictures and historical documents (paintings). For children, image is truly important, as proven by the applied surveys and the work done on “Little Big Artists”. Morphologically speaking and comparing to the textbook, a bigger number of illustrations was noticed, mainly drawings and paintings. Accordingly, illustrations shall be subtitled, colourful, realistic, and detailed. These characteristics were found to be used on the HGP textbook, which means that both students and their textbook confirm parameters supported by various investigations, reinforcing once more the pedagogic importance of images. An image can immerse an individual into an historical period, transforming him/her into a participant into unravelling its hidden message and helping towards the perception, viewing and recreating historical past. The image’s role is as important as the teacher wants it to become. An illustration can also raise students’ curiosity and attention, which leads to the formation of interesting points of view from their “simple” observations, turning images and illustrations into authentic characters and events. This nourishes the child’s imagination and eases the bond between him/her and History. This way, a change becomes mandatory, not only towards improving the importance of the illustrative component by textbooks’ authors and publishers, but also by teachers in their working activities: They must know how to work with and respect its presence in the textbook, keeping in consideration their main users. Focusing the work on students may help on rethinking in general all teaching methods and textbook releases, but above all to help make the student to think about History and develop logical ways that benefit its understanding by recreating the past thoughtfully and transporting it to the present day, and ultimately improving effectively all the outlined pedagogical objectives.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2102
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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