Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2170
Title: Comunicação online e offline : estudo comparativo no sector da engenharia industrial
Authors: Rodrigues, Nuno Ricardo Miranda
Keywords: Comunicação de marketing
Marketing business-to-business
Estratégia integrada de comunicação
Mix de comunicações online e offline
Métricas de comunicação
Marketing communication
Integrated communication strategy
Mix of online and offline communications
Communication metrics
Comunicación de marketing
Estrategia integrada de comunicación
Mix de comunicaciones en línea y fuera de línea
Métricas de comunicación
Issue Date: 29-Mar-2019
Abstract: Os profissionais de marketing diariamente são confrontados com consumidores cada vez mais exigentes e informados, e com a necessidade de escolher os canais de comunicação mais adequados. Com a crescente digitalização da economia, torna-se determinante para o gestor de marketing, possuir conhecimentos que permitam integrar a estratégia de marketing offline com a estratégia de marketing digital. Com efeito, os profissionais de marketing devem reconhecer a importância da teoria do marketing produzida nas últimas décadas, assim como devem estar orientados para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação. Com esta investigação, pretende-se realizar um estudo comparativo das duas vertentes da comunicação de marketing - a comunicação offline e online, analisando os meios e indicadores de desempenho da comunicação usados por empresas do sector da engenharia industrial. Desta forma, espera-se um reconhecimento dos meios (online e offline) e métricas de comunicação (online e offline) mais relevantes, para o desempenho do marketing destas empresas. A investigação é desenvolvida com base na metodologia de estudos de caso, combinando a abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo, com efeito, inquéritos por questionário e entrevistas em profundidade. Os principais resultados desta investigação, demonstram uma crescente importância dos meios de comunicação online, mas longe de serem um substituto à comunicação offline. Nesta investigação, foi possível identificar os principais meios de comunicação e métricas que contribuem para a performance de marketing das empresas e apresentadas as respectivas implicações.
Daily marketers are confronted with increasingly demanding and informed consumers, and with the need to choose the most appropriate communication channels. With the increasing digitalization of the economy, it becomes determinant for the marketing manager to have the knowledge that allows integrating the offline marketing strategy with the digital marketing strategy. Indeed, marketers must recognize the importance of marketing theory produced in the last decades, as well as how they should be oriented towards the use of new information and communication technologies. This research intends to carry out a comparative study of the two aspects of marketing communication - offline and online communication, analyzing communication media and performance indicators used by companies in the industrial engineering sector. In this way, it is expected to recognize the media (online and offline) and communication metrics (online and offline) more relevant to the marketing performance of these companies. The research is developed on the basis of case study methodology, combining the quantitative and qualitative approach, involving, in effect, questionnaire surveys and in-depth interviews. The main results of this research demonstrate a growing importance of online media, but far from being a substitute for offline communication. In this investigation, it was possible to identify the main means of communication and metrics that contribute to the marketing performance of the companies and presented the respective implications.
Los profesionales de marketing a diario se enfrentan a consumidores cada vez más exigentes e informados, y con la necesidad de elegir los canales de comunicación más adecuados. Con la creciente digitalización de la economía, se vuelve determinante para el gestor de marketing, poseer conocimientos que permitan integrar la estrategia de marketing offline con la estrategia de marketing digital. En efecto, los profesionales de marketing deben reconocer la importancia de la teoría del marketing producida en las últimas décadas, así como deben estar orientados hacia la utilización de las nuevas tecnologías de información y comunicación. Con esta investigación, se pretende realizar un estudio comparativo de las dos vertientes de la comunicación de marketing - la comunicación offline y online, analizando los medios e indicadores de desempeño de la comunicación usados por empresas del sector de la ingeniería industrial. De esta forma, se espera un reconocimiento de los medios (online y offline) y métricas de comunicación (online y offline) más relevantes, para el desempeño del marketing de estas empresas. La investigación se desarrolla sobre la base de la metodología de estudios de caso, combinando el enfoque cuantitativo y cualitativo, implicando, en efecto, encuestas por cuestionario y entrevistas en profundidad. Los principales resultados de esta investigación demuestran una creciente importancia de los medios de comunicación en línea, pero lejos de ser un sustituto de la comunicación offline. En esta investigación, fue posible identificar los principales medios de comunicación y métricas que contribuyen al desempeño de marketing de las empresas y presentadas las respectivas implicaciones.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2170
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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