Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2194
Title: A Resolução de tarefas com frações numa turma de 6.º ano de escolaridade
Authors: Vale, Maria Isabel Piteira do
Vieira, Joana Patrícia Gomes
Keywords: Números racionais
Estratégias de resolução
Resoluções visuais e não visuais
Rational numbers
Solving strategies
Visual and non-visual strategies
Issue Date: 27-Mar-2019
Abstract: O presente relatório desenvolve-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A intervenção na prática educativa ocorreu em dois contextos educativos diferentes, um no 1º Ciclo, numa turma de 3º ano de escolaridade, e outro no 2º Ciclo, numa turma de 6º ano de escolaridade. Ambos os contextos pertencentes ao concelho de Viana do Castelo e, no último contexto educativo (2º Ciclo do Ensino Básico), foi desenvolvido o estudo de investigação que se apresenta. A temática em estudo teve como ponto de partida as dificuldades dos alunos na resolução de tarefas matemáticas, pelo que se pretendeu compreender o desempenho dos alunos na resolução de tarefas que envolvem números racionais, analisando-se as resoluções das tarefas com múltiplas resoluções, privilegiando-se as representações e as estratégias utilizadas, de modo a identificar as principais dificuldades manifestadas. Este estudo foi realizado com uma turma com 22 alunos do 6º ano de escolaridade e adotou-se uma metodologia qualitativa, na qual os dados recolhidos foram essencialmente recolhidos das produções escritas, das observações com os alunos e também das conversas ao longo da resolução das tarefas que se iam resolvendo no decorrer das aulas. Os resultados obtidos indicam que os alunos apresentam um desempenho positivo nas resoluções. Todavia, de modo geral, o conhecimento dos alunos sobre os diferentes significados dos números racionais, ainda não se revela muito desenvolvido. Porém, apesar das dificuldades encontradas, os alunos conseguiram explicar os raciocínios utilizados nas resoluções das tarefas. Os alunos recorreram a modelos que foram apresentados ou não durante as aulas, como sejam desenhos, esquemas e expressões matemáticas. Isto é, utilizaram estratégias de natureza visual e analítica, durante as resoluções das tarefas, apresentando flexibilidade nas suas produções. Conclui-se este relatório com uma reflexão acerca do percurso ao longo da PES.
This report was developed during the Supervising Teaching Practice oh the Master Course in Primary Education and Mathematics and Natural Sciences the School of Education of at Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The practice was developed in two contexts,the first one consists on 3 th grade of primary education and the other one on a 6th grade. Both contexts belong to Viana do Castelo county. The study in this report was developed on the second context (6th grade). The goal of this study was to understand the student’s performance on mathematical problems solving tasks using rational numbers and identify their main difficulties. It was do-ne analysing the tasks resolutions with multiple resolutions, the representations and strate-gies used. For this study, data was collect from 22 students who make up the math call. The quantitative methodology was adopted. The most part of the content collected was from written resolutions and conversation throughout resolution problems. The aim results show that the students presented, in general, a positive performance solving the problems, however, the student’s knowledge of rational numbers wasn’t very developed. For other hand and despite of difficulties, the students were able to explain their ideas. The students used models, some ones presented during class and others not presen-ted. They used essential visual and analytics strategies such as drawings, schemes and mathematical expressions, showing flexibility on their solutions. This report is concluded with a reflection about the PES’s journey.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2194
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joana_Vieira.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.