Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2213
Title: Mar em cerâmica em contexto pré-escolar
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Vilaça, Catarina Maria da Costa
Keywords: Pré-escolar
Artes visuais
Modelagem
Cerâmica
Mar
Preschool
Visual arts
Modeling
Ceramics
Sea
Issue Date: 27-Feb-2019
Abstract: O ser humano sente e sempre sentirá uma falta instintiva de aumentar o seu conhecimento sobre tudo o que o envolve. Assim, através da análise, investigação e reflexão de um concreto acontecimento que faz com que este se desenvolva. É importante que o corpo docente aproxime as crianças do conteúdo curricular intercalando com os seus quotidianos. Assim, através de uma análise cuidada e apurada das crianças e dos contextos que construiu um projeto de intervenção pedagógica, para os contextos de creche e de jardim de infância, com os objetivos de reorganizar o subdomínio das artes visuais, desenvolver atividades que envolvam a modelação e de dinamizar o subdomínio através de atividades de experimentação e fruição. A concretização dos objetivos traçados envolveu a participação ativa das crianças nas atividades que foram surgindo ao longo da intervenção pedagógica, bem como na reorganização do subdomínio das artes visuais e atividades plásticas através da etiquetagem e disposição dos materiais. Sustentada na abordagem da metodologia de trabalho de projeto, esta intervenção pedagógica teve em especial atenção as necessidades e interesses dos grupos de crianças envolvidos. Por meio de uma análise foi possível observar que o trabalho de projeto contribuiu para o desenvolvimento a nível psico-motor, cognitivo, comunicativo e afetivo nas diversas áreas da educação.
The human being feels and will always feel an instinctive lack of increasing his knowledge about everything that involves him. Thus, through the analysis, investigation and reflection of a concrete event that causes this to develop. It is important that the faculty bring the children closer to the curricular content by intercalating with their daily lives. Thus, through a careful and accurate analysis of the children and contexts that built a project of pedagogical intervention, for the nursery and kindergarten contexts, with the objectives of reorganizing the subdomain of the visual arts, to develop activities that involve modeling and to dynamize the subdomain through activities of experimentation and enjoyment. The accomplishment of the objectives outlined involved the active participation of the children in the activities that emerged throughout the pedagogical intervention, as well as in the reorganization of the subdomain of the visual arts and plastic activities through the labeling and disposition of the materials. Sustained in the approach of the project work methodology, this pedagogical intervention took special attention to the needs and interests of the groups of children involved. Through an analysis it was possible to observe that the project work contributed to the development at the psycho-motor, cognitive, communicative and affective level in the various areas of education.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2213
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catarina_Vilaca.pdf6.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.