Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2225
Título: Conceções sobre microrganismos: um estudo com uma turma do 6.º ano de escolaridade
Autores: Neves, Maria Luísa Vieira das
Martins, Patrícia Vieira
Palavras-chave: Ciências naturais
Microrganismos
6º ano de escolaridade
Natural sciences
Microorganisms
6th year of scholarity
Data: 1-Ago-2019
Resumo: Neste relatório final é apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, incluída no Mestrado em Ensino do 1º CEB e Ensino da Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, na qual foi desenvolvida uma investigação na disciplina de Ciências Naturais, com uma turma do 6º ano de escolaridade. Os microrganismos interferem na nossa vida como seres humanos, e também, de uma forma mais global, no funcionamento de toda a vida no planeta. Apesar de desde muito cedo, as crianças ouvirem falar de microrganismos, estas associam-nos apenas a doenças. No entanto, a grande maioria dos microrganismos não revelam riscos para a saúde e são imprescindíveis para os ciclos biogeoquímicos, assim como em numerosos processos industriais e ambientais. Neste sentido, evidenciar o papel dos microrganismos é essencial para que as crianças, logo nos primeiros anos de escolaridade, compreendam a sua importância e impacto nas suas vidas. O estudo aqui apresentado teve como principal objetivo conhecer as conceções de alunos de uma turma de 6º ano de escolaridade, de uma escola de Viana do Castelo, sobre microrganismos e o modo como evoluíram ao longo da intervenção pedagógica realizada. Para a concretização deste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de caráter qualitativa. A recolha de dados foi realizada através de observação participante e documentos produzidos pelos alunos. Os dados recolhidos evidenciaram que os alunos inicialmente apresentavam bastantes conceções alternativas sobre os microrganismos, como, por exemplo, considerá-los todos patogénicos. Ao longo da intervenção pedagógica muitos desses conceitos foram-se aproximando do que é cientificamente aceite. No entanto, os resultados ficaram aquém do esperado, o que aponta para a necessidade de pensar novas estratégias para trabalhar mais aprofundadamente esses conceitos e se possível, introduzi-los no currículo mais cedo, nomeadamente no 1º Ciclo do Ensino Básico.
In this final report is presented the work developed in the scope of the Supervised Teaching Practice, included in the Master in Teaching of the 1st CEB and Teaching of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB, in which an investigation was developed in the discipline of Natural Sciences, with a group of the 6th year of schooling. Microorganisms interfere in our lives as human beings, and also, more globally, in the functioning of all life on the planet. Although, since very early, children hear about microorganisms, they associate them, in the overwhelming majority, with diseases alone. However, most microorganisms do not present health risks and are essential for biogeochemical cycles, as well as numerous industrial and environmental processes. In this sense, highlighting the role of microorganisms is essential so that children, in the first years of schooling, understand their importance and impact in their lives. The main objective of this study was to know the conceptions of students from a 6th grade class, from a school in Viana do Castelo, about microorganisms and how they evolved during the pedagogical intervention. For the accomplishment of this study we opted for a qualitative research methodology. The data collection was done through participant observation and documents produced by the students. The data collected showed that the students initially presented quite a few alternative conceptions about the microorganisms, such as, for example, consider them all pathogenic. Throughout the pedagogical intervention many of these concepts have come closer to what is scientifically accepted. However, the results were below expectations, which points to the need to think about new strategies to work on these concepts in greater depth and, if possible, to introduce them into the curriculum earlier, namely in the 1st Cycle of Basic Education.
Descrição: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2225
Aparece nas colecções:ESE - Dissertações de mestrado

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