Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2263
Title: O design emocional e a apropriação da cultura do brincar no desenvolvimento de equipamentos para espaço de pediatria
Authors: Aparo, Ermanno
Rodrigues, Hugo
Pinheiro, Ana Rita Fernandes Correia
Keywords: Design de equipamentos
Design emociona
Cultura do brincar
Redes territoriais
Pediatria
Equipment design
Emotional design
Play culture
Territorial networks
Pediatrics
Issue Date: 29-Oct-2019
Abstract: A presente investigação ambiciona proporcionar uma reflexão sobre a investigação em Design, partindo do desenvolvimento de um sistema de equipamentos, capazes de promover conexões que estabeleçam uma ligação entre as pessoas, o lugar e o Design para um espaço de Pediatria, em parceria com a Empresa de Mobiliário de Escritório, CADEINOR, sediada em Fafe, norte de Portugal. Este estudo assume um percurso experimental assente numa visão multidisciplinar associada ao projeto em Design, contribuindo para a criação de propostas e, consequentemente, resultados que fundamentam um processo aberto e inovador. O foco principal do pensamento que se seguirá abrange um processo criativo que utiliza a Pediatria como um lugar para a experimentação na criação de equipamentos, e busca refletir sobre a importância do Design, considerando-o como um elemento mediador de emoções. O primeiro momento desta investigação apresenta o estudo da identidade do Design Emocional, recorrendo à fundamentação de Donald Norman (2004) e da Cultura do Brincar, como principais ferramentas para a construção de conteúdos portadores de valores emocionais e de princípios lúdicos na valorização da infância. Posteriormente, é construída uma linha de pensamento que analisa quatro casos de estudo, delineando-se a evolução do contexto histórico e prático entre os anos 30 até à atualidade, destacando a transversalidade do percurso do mobiliário hospitalar. O segundo momento foca a diversidade empírica, através da introdução a um trabalho de campo. Neste momento, apresentam-se, por um lado, observações diretas a consultas pediátricas e a aulas pedagógicas, inquéritos direcionados a pais e uma entrevista a uma entidade influenciadora no mundo da Pediatria nacional. Por outro, analisa-se e integra-se a dinâmica da equipa de projeto, da Empresa de Mobiliário de Escritório, CADEINOR. O último momento, evidencia a sustentação, entre a relação de entidades criativas que destacam a cultura produtiva, tanto artesanal como industrial, e a inovação através do projeto. Este, surge como consolidação do processo desenvolvido ao longo deste estudo marcando-se pela apresentação do projeto. Com esta investigação, pretende-se demonstrar a importância do projeto na sua capacidade cognitiva que, por meio de uma rede colaborativa, origina a partilha de conhecimentos entre as disciplinas do Design e da Pediatria, de forma, a materializar uma nova abordagem aos contextos dos produtos da área hospitalar pediátrica.
The following presentation aims to ponder about investigation in Design, developing a system of equipment capable of connecting people, the facilities and Design, that will take the form of a Pediatric space, in a partnership with the office furniture company CADEINOR, which is located in Fafe, in Northern Portugal. This work is an experimental one, predicated on a multidisciplinary vision associated with the project of Design. It contributes to the creation of propositions and, as a consequence, results that stimulate an open and creative process. The main focus of the following work covers a creative process that uses Pediatrics as a forum for experimentation in creating equipment, and seeks to reflect on the importance of Design, considering it a means of mediating emotion. The first part of this investigation presents the study on the Identity of Emotional Design, resorting to the explanation by Donald Norman (2004) and the culture of play as the main tools for constructing content that provides emotional value and lucid principles to apply in valuing childhood. After that, a line of reasoning will be constructed in order to analyse four case studies, building a line of evolution of historical and practical context from the 1930’s until today, establishing an evolution of hospital equipment through time. The second moment is focused on empirical diversity, through an introduction of field work. Here there is, on the one end, direct observations of pediatric appointments and pedagogical classes, enquiries made to parents and an interview to a prominent entity in the context of Portuguese pediatrics. On the other end, an analysis and integration of the project team dynamics will be made, pertaining to the office furniture company CADEINOR. The final part of this work will concern itself with showing the relationship between creative entities that advance productive cultures, both craft and industrial ones, as well as innovate through project. This project comes as a consolidation of the process developed over the course of this study, having its presentation as its conclusion. This investigation aims to demonstrate the project’s importance, in its of Design and Pediatrics through the use of a collaborative network as a means of developing a new approach in how to use certain equipment in the field of Pediatrics in Hospitals.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2263
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Pinheiro.pdf8.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.