Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2420
Title: A importância das competências de literacia emergente em idade pré-escolar
Authors: Sampaio, Anabela Correia Torres
Cardoso, Ana Isabel Mota
Keywords: Educação pré-escolar
Literacia emergente
Consciência fonológica
Noções sobre o impresso
Linguagem oral
Preschool education
Emergent literacy
Phonological awareness
Notions about the form
Oral language
Issue Date: 9-Jun-2014
Abstract: O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada II, decorreu em contexto de jardim-de-infância, tendo como público alvo, crianças de 5 anos de idade, e teve como finalidade adquirir e desenvolver competências e conhecimentos inerentes à literacia emergente. Deste modo, a referida investigação teve como objetivos desenvolver a linguagem oral, adquirir noções sobre o impresso e desenvolver a consciência fonológica. Este tema é de extrema importância dado que desenvolve competências fundamentais para que uma criança em idade pré-escolar possa vir a aprender a ler e a escrever aquando do seu ingresso no ensino básico. Neste âmbito, a metodologia adoptada, e que considerei mais pertinente de forma a evidenciar os estudos mencionados, foi a metodologia investigação-ação numa vertente qualitativa, em que foram selecionados os seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, registos fotográficos, vídeo e áudio bem como os registos produzidos pelas crianças e notas de campo. A recolha dos referidos dados foi possível de obter através da implementação de atividades que iam de encontro aos objectivos acima mencionados, e decorreu entre os meses de Outubro de 2011 a Janeiro de 2012. Essas mesmas atividades visaram, não só, os objectivos estipulados, assim como o desenvolvimento integral da criança, respondendo aos interesses e necessidades do grupo, e articulando sempre com as outras áreas do saber, predominando assim a interdisciplinaridade.
The present research work, undertaken under the supervised teaching practice II, took place in the context of kindergarten, having as a target audience, children aged 5, and has a purpose develop competences and acquire knowledge related to the emerging literacy. Therefore, the said investigation aimed to develop oral language, acquire notions about the form and develop phonological awareness. This theme is of utmost importance given that develops fundamental skills for a child of preschool age can come to learn to read and write at the time of enrollment in basic education. In this context, the methodology adopted, and which I consider more relevant in order to highlight the studies mentioned was the investigation-action methodology in a qualitative aspect, where the following instruments were selected for data collection: participant observation, photographic records, video and audio as well as records produced by children and field notes. The data collection that was referred was possible to get through the implementation of activities that would meet the objectives above mentioned, and took place between the months of October 2011 to January 2012. These same activities aimed not only to the laid goal as well as the development of the child, responding to the interests and needs of the group, and always linking with other areas of knowledge, thus predominating interdisciplinary.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2420
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Cardoso.pdf53.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.