Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2446
Title: Marchas populares da seara um (des)encontro com o Centro Educativo da Facha
Authors: Correia, Anabela da Silva Moura
Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Pereira, Natália Maria Dias Matos
Keywords: Património cultural
Arte popular
Educação artística
Aprendizagem de serviço
Cultural heritage
Popular art
Artistic education
Service-learning
Issue Date: 14-Jul-2020
Abstract: As finalidades desta investigação consistiram em investigar teorias e práticas de educação patrimonial e especificamente algumas tradições da arte popular, para aproximar a Escola da Comunidade, a partir da utilização de uma abordagem de Aprendizagem de Serviço, com contributos diversos de disciplinas das Ciências Sociais (História, Antropologia, Sociologia) e da Educação Artística e Patrimonial num sentido de verdadeiro cruzamento de saberes. O estudo desenvolveu-se no Centro Educativo da Facha e envolveu vinte e seis alunos a frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico, cinco crianças de outras freguesias, dez docentes e três elementos da Associação das Marchas da Seara. A investigação compreendeu uma revisão da literatura sobre teorias da educação patrimonial e de Educação Artística, após constatar a falta de articulação entre as Marchas da Seara e o Centro Educativo da Facha, no concelho de Ponte de Lima. A metodologia, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por meio de um estudo de caso na Freguesia da Seara, por melhor se adequar à análise do fenómeno. Os dados foram recolhidos por meio de observação participante, diário de bordo, registos fotográficos, gravações áudio questionários e entrevistas. Os registos foram tratados, organizados e sistematizados; posteriormente foram comparados e alvo de uma análise interpretativa, conforme a técnica da triangulação. Os resultados obtidos revelam que cerca de 80,8% dos alunos que colaboram nas Marchas são da freguesia da Seara e 92,3% dizem conhecê-las. Verificou-se igualmente que 60% dos professores e 100% dos Encarregados de Educação conhecem as Marchas e sabem que existem há mais de dez anos, e que todos os docentes revelam motivação para envolver os seus alunos futuramente nesta tradição. Conclui-se que as perceções de todos os inquiridos permitem compreender a importância deste estudo e que investigações como esta constituem um fator influente de preservação patrimonial. Apesar de nunca ter existido convivência e colaboração entre o Centro Educativo da Facha e Associação das Marchas, esta investigação contribuiu para consciencializar para a necessidade de ultrapassar com criatividade os inúmeros obstáculos mencionados. Como todos os participantes se mostraram motivados para uma futura cooperação, a aprendizagem de serviço foi considerada a abordagem curricular mais adequada a adotar futuramente. Isso não só fortalecerá o diálogo e comunicação entre a escola e a comunidade, como também a partilha de experiências vividas entre grupos sociais a nível formal e não formal da Educação.
The aim of this research was to investigate theories and practices of heritage education, and specifically some popular art traditions, to bring the School to the Community using a Service Learning approach, with diverse contributions from disciplines of Social Sciences (History, Anthropology, Sociology) and Artistic and Heritage Education in a sense of a true crossing of knowledge. The study took place at the Educational School of Facha, and involved twenty-six students attending the 1st cycle of Basic Education, five children from other parishes, ten teachers and three members of the Associação das Marchas da Seara. After a lack of articulation between the popular Marches of Seara and the Educational School of Facha, at the Municipality of Ponte de Lima, a review of the literature on theories of Heritage Education and Artistic Education was carried. A qualitative methodology was developed through a case study in Freguesia da Seara as it is better suited to the study of the phenomenon. Data was collected through participant observation, diary, photographic and audio recordings, questionnaires and interviews. The records were processed, organized and codified; later they were compared and subjected to an interpretative analysis according to the triangulation technique. The results obtained reveal that 80.8% of the students who collaborate in the Marches are from the parish of Seara and 92.3% of these students say that they knew about them before. It was also found that 60% of teachers and 100% of those in charge of children’s education knew the Marches and knew that they have been around for more than ten years. Moreover, all teachers were motivated enough to involve their students in this tradition in the future. We concluded that the perceptions of all respondents allowed us to understand the importance of this study and that investigations like this one are an influential factor in heritage preservation. Although there has never been a collaboration between the Cultural School of Facha and the Association of the Marches, this investigation contributed to raise everyone awareness to overcome in a creative way the countless obstacles mentioned in this study. As everyone feels motivated for future cooperation, service learning was found as the most appropriate approach. This will not only strengthen the dialogue and communication between the school and the community and but it will also be used to share the experiences lived by social groups at a formal and non-formal level of education.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2446
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natalia_Pereira.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.