Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2455
Title: | Os direitos das crianças pela voz das crianças: uma experiência na EPE |
Authors: | Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa Meira, Catarina Ilha |
Keywords: | Linguagem oral Cidadania Direitos das crianças Formação pessoal e social Oral language Citizenship Children’s rights Personal and social training |
Issue Date: | 25-Sep-2020 |
Abstract: | O presente relatório final sumaria o percurso efetuado no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar.
O projeto de investigação, “Os Direitos das Crianças pela voz das crianças: uma
experiência na EPE”, realizado com um grupo de 24 crianças da Educação Pré-Escolar, numa
freguesia do concelho de Viana do Castelo, insere-se no domínio da linguagem oral e abordagem
à escrita, trabalhando, simultaneamente, a área da formação pessoal e social, nomeadamente
a convivência democrática e cidadania, com uma ênfase particular nos Direitos das Crianças.
Partindo do reconhecimento de que a criança é um sujeito de direitos, a finalidade do
trabalho é “dar voz ativa” às crianças, dando-lhes oportunidade de desenvolverem a linguagem
oral, trabalhando, simultaneamente, questões de cidadania. Para tal fim, formulou-se uma
questão de investigação: de que forma as crianças, em contexto de Educação Pré-Escolar,
verbalizam os seus direitos?, a que correspondem dois objetivos de investigação: apresentar um
conjunto de propostas que permitam trabalhar os direitos das crianças e analisar a forma como
as crianças reagem discursivamente quando confrontadas com situações em que os direitos das
crianças são (ou não) desrespeitados.
Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de cariz qualitativo, com um caráter
descritivo. Adotou-se o design de estudo de caso e os dados foram recolhidos através de
observação participante, meios audiovisuais, conversas e documentos das crianças. Durante o
percurso de intervenção educativa, realizaram-se cinco tarefas, que foram interpretadas com
base na análise categorial.
Os resultados vieram provar que as crianças necessitam de estratégias discursivas da
Educadora Estagiária para iniciarem os seus diálogos e, quando confrontadas com situações de
ausência (ou não) de desrespeito pelos direitos das crianças, tendem a assumir discursos em
que predominam quer as modalidades apreciativa, com um teor de opinião, quer a deôntica,
mostrando vontade de agir e ajudar o outro. This final report summarises the study made within the scope of the Practice of Supervised Teaching II of the Masters’ Degree in pre-school education. The investigation project, “The Children’s Rights by the Children’s Voice at pre-school education”, carried out with a group of 24 pre-school education children, of the district of Viana do Castelo, falling within the domain of oral language and approach to writing, simultaneously, working the area of personal and social training, namely the democratic coexistence and citizenship, with a particular emphasis on the Children’s Rights. Based on the recognition that the child is a subject with rights, the purpose of the work is “to give an active voice” to the children, giving them an opportunity to develop their oral language, simultaneously, working citizenship issues. To this end, an investigation issue was formulated: In what way children verbalize their rights in a pre-school education context?, what two investigation objectives correspond to: present a set of proposals which allow to work the children’s rights and analyse the way children react discursively when confronted with situations in which the children’s rights are (or not) disrespected. In methodological terms, it is a study of a qualitative nature, with a descriptive character. A case study design was adopted, and the data was collected through the observation participant, audio visual means, conversations, and children’s documents. Throughout the course of educational intervention, five tasks were carried out, which were interpreted based on categorial analysis. The results proved that the children need Kindergarte teacher discursive strategies to start their dialogues and, when confronted with absence situations (or not) of disrespect for children’s rights, tend to assume speeches in which predominate appreciative modality, with opinions, and deontic modality, with speeches to act and help the other. |
Description: | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2455 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Catarina_Meira.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.