Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2479
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Nelson Mário Baião da-
dc.contributor.authorDomingos, Aurélio Pedro Didier-
dc.date.accessioned2021-01-13T15:17:45Z-
dc.date.available2021-01-13T15:17:45Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2479-
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Desporto Natureza, na Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.pt_PT
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio é o trabalho final resultante do programa de Estágio Curricular, unidade curricular do segundo ano no Mestrado em Desporto Natureza, Escola Superior de Desporto e Lazer (Instituto Politécnico de Viana do Castelo). Assim sendo, este documento tem como objetivo relatar as aprendizagens e atividades que decorreram durante o Estágio desenvolvido no ginásio Urban Wall em Milão, Itália – um dos maiores ginásios de escalada da Europa, com elevado nível de especialização na instrução de praticantes e no treino de atletas desta modalidade. Esta empresa proporcionou a realização de um estágio de 9 meses, permitindo-me desempenhar diversas funções. Esta experiência deu-me oportunidade de observar e vivenciar o dia-a-dia dos profissionais que trabalham num ginásio de escalada (instrutores, treinadores e route setters). Bem como colocar em prática os conhecimentos anteriormente adquiridos, desenvolver competências práticas e aperfeiçoar as tarefas inerentes a este oficio, supervisionado por técnicos experientes. De toda esta aprendizagem em contexto prático, resulta uma proposta de planificação de um curso para route setters, de aplicabilidade no contexto nacional. Este estágio permitiu colocar em prática as aprendizagens que fui adquirindo ao longo de toda a minha formação técnica e académica, num contexto real de intervenção profissional. Acrescentando valor à formação académica, pelo conhecimento de uma realidade diferente e mais evoluída que a vivida em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report is the final work resulting from the Curricular Internship program, a second year course in the Master in Nature Sport, Escola Superior de Desporto e Lazer (Instituto Politécnico de Viana do Castelo). Therefore, this document aims to report the learning and activities that took place during the Internship that was developed in the Urban Wall gym in Milan, Italy - one of the largest climbing gyms in Europe, with a high level of specialization in the training of climbers and in training athletes of this sport. This company provided a 9 month’s internship, allowing me to perform several functions. This experience gave me the opportunity to observe and experience the day-to-day life of professionals working in a climbing gym (instructors, coaches and route setters). As well as putting the previously acquired knowledge into practice, developing practical skills and perfecting the tasks inherent in this job, supervised by experienced technicians. From all this learning in a practical context, there is a proposal to plan a course for route setters, applicable in the national context. This internship allowed to put into practice the apprenticeships that I acquired throughout my technical and academic training, in a real context of professional intervention. Adding value to academic training, through the knowledge of a different and more evolved reality than that experienced in Portugal.pt_PT
dc.description.abstractLa presente relazione sul tirocinio è il lavoro finale risultante dal programma di tirocinio curriculare, un corso del secondo anno presso il Master in Nature Sport, Escola Superior de Desporto e Lazer (Instituto Politécnico de Viana do Castelo). Pertanto, questo documento ha lo scopo di riportare l'apprendimento e le attività che hanno avuto luogo durante lo stage che è stato sviluppato nella palestra Urban Wall di Milano, in Italia - una delle più grandi palestre di arrampicata in Europa, con un alto livello di specializzazione nella formazione degli scalatori e nell'allenamento degli atleti di questo sport. Questa azienda ha offerto uno stage di 9 mesi, permettendomi di svolgere diverse funzioni. Questa esperienza mi ha dato l'opportunità di osservare e sperimentare la vita quotidiana dei professionisti che lavorano in una palestra di arrampicata (istruttore, allenatore e tracciatori di percorsi). Oltre a mettere in pratica le conoscenze acquisite in precedenza, sviluppando abilità pratiche e perfezionando i compiti inerenti a questo lavoro, supervisionato da tecnici esperti. Da tutto questo apprendimento in un contesto pratico, c'è una proposta per pianificare un corso per i setter di rotta, applicabile nel contesto nazionale. Questo stage ha permesso di mettere in pratica gli apprendistati che ho acquisito durante la mia formazione tecnica e accademica, in un contesto reale di intervento professionale. Aggiungere valore alla formazione accademica, attraverso la conoscenza di una realtà diversa e più evoluta rispetto a quella vissuta in Portogallo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEscaladapt_PT
dc.subjectDesporto de naturezapt_PT
dc.subjectRoute settingpt_PT
dc.subjectEscalada indoorpt_PT
dc.subjectClimbingpt_PT
dc.subjectNature sportpt_PT
dc.subjectIndoor climbingpt_PT
dc.subjectArrampicatapt_PT
dc.subjectSport naturalept_PT
dc.subjectImpostazione del percorsopt_PT
dc.subjectArrampicata indoorpt_PT
dc.titleEscalada indoorpt_PT
dc.title.alternativeEstágio curricular internacional em estabelecimento de escalada de interiorpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Desporto Naturezapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineCiências do Desportopt_PT
dc.date.embargo2022-12-10-
dc.identifier.tid202573311pt_PT
Appears in Collections:ESDL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aurelio_Domingos.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.