Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2498
Title: Preferências do segmento sénior norte-americano : estudo exploratório no Boca West Country Club
Authors: Fernandes, Carlos
Mercês, Luís Miguel Capelo das
Keywords: Segmento sénior
Serviço ao cliente
Turismo de luxo
Boas práticas
Senior segment
Customer service
Luxury tourism
Good practices
Issue Date: 12-Feb-2021
Abstract: Tendências atuais da procura turística sugerem que os seniores representam um dos segmentos do mercado norte americano que merecem a maior atenção dos gestores de destinos turísticos. Os seniores levam uma vida cada vez mais ativa e gastam muito acima da média na procura de orientações para ajudar a viver vidas mais longas e saudáveis. Estudos indicam que os seniores são, em geral, o grupo demográfico com maior rendimento disponível e com tendências para gastar em atividades de lazer, entretenimento, saúde e bemestar. Por outro lado, o mercado norte-americano está em franco crescimento para o turismo português. O próprio Turismo de Portugal definiu uma política específica estruturada com as tendências e a procura do mercado norte americano, focado precisamente no mercado sénior. Esta política realça a aposta na autenticidade, na diversidade do destino, na proteção da experiência e na diversificação da oferta e aposta no conceito tailor made, com ênfase na qualidade dos serviços. É objetivo deste estudo investigar o comportamento do segmento sénior norte-americano e apresentar recomendações e boas práticas para melhor adequar a oferta do turismo português, especificamente para este segmento de mercado. Deste modo, realizou-se um estágio, que teve como estudo de caso o Boca West Country Club, localizado na cidade de Boca Raton, no estado da Flórida (EUA). As atividades desenvolvidas ao longo do estágio, permitiram contato diário, direto e consistente com estes consumidores, numa perspetiva de observação participante. A caracterização e o perfil destes consumidores sugerem que se trata de um segmento de luxo, com uma obsessão pela excelência no serviço ao cliente.
Current trends in tourist demand suggest that seniors represent one of the segments of the North American market that deserve the greatest attention of tourism destination managers. Seniors lead an increasingly active life and spend much above average looking for guidance to help live longer, healthier lives. Studies indicate that seniors are, in general, the demographic group with the highest disposable income and with tendencies to increase in leisure, entertainment, health and well-being activities. On the other hand, the North American market is booming for Portuguese tourism. Turismo de Portugal itself defined a specific policy structured with the trends and demand of the North American market, focusing precisely on the senior market. This policy highlights the commitment to authenticity, the diversity of the destination, the protection of the experience and the diversification of the offer and the tailor made concept, with emphasis on service quality. The objective of this study is to investigate the behavior of the North American senior segment and to present recommendations and good practices to better adapt the Portuguese tourism offer, specifically for this market segment. Thus, an internship was carried out which had as a case study the Boca West Country Club, located in the city of Boca Raton, in the state of Florida (USA). The activities developed during the internship, allowed daily, direct and consistent contact with these consumers, in a perspective of participant observation. The characteristics and profile of these consumers suggest that it is a luxury segment, with an obsession for excellence in customer service.
Description: Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2498
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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