Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2519
Título: Conceções dos treinadores de judo de alto nível
Outros títulos: A realidade do treino e da competição
Autores: Lima, Ricardo Jorge Franco
Gomes, Fernando Ricardo Teixeira
Palavras-chave: Judo; Competências; Técnica; Metodologia de ensino; Treino; Competição
Judo; Skills; Technique; Teaching methodologies;Training; Competition
Data: 14-Abr-2021
Resumo: O judo é uma forma de atividade física de combate, que pressupõe a existência de um professor ou treinador envolvido no seu processo de ensino ou treino. Espera-se que um treinador tenha conhecimento e competências nos aspetos técnico, tático, físico, psicológico, tanto na componente geral como na componente específica da sua modalidade sendo a investigação sobre a função de treinador uma preocupação atual do mundo académico. Com base nisso, o principal objetivo desta tese foi indagar sobre as perceções dos treinadores de judo de alto nível, sobre o processo de treino e o desempenho das suas funções que poderão, consequentemente, permitir a aquisição de competências para a performance e aprendizagem do judo. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 18 treinadores de Judo Nacionais e internacionais, sendo 17 do sexo masculino e 1 do sexo feminino. Todos eles são titulares da cédula de Treinador de Desporto de grau I (n=7), II (n=8) e III (n=3). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, tendo sido definidas categorias e componentes. Através desta análise foi possível constatar que: a) os treinadores de judo reiteram que os pressupostos de algumas práticas tradicionais são extremamente comuns no treino de judo, fugindo das especificidades necessárias para o alto rendimento; b) todos os entrevistados atribuem grande importância ás metodologias de treino e a sua valorização no desenvolvimento técnico da modalidade; c) os modelos de ensino tradicionais estão aos poucos a ser substituídos por conceções que promovem o desenvolvimento da tomada de decisão e o trabalho para a autonomia através de estratégias de treino orientadas para a competição (Game Based Approach). O presente estudo permitiu compreender melhor as conceções dos treinadores de judo de alto nível, tendo em consideração a análise da realidade do treino e da competição, contribuindo desta forma para a melhoria do treino e do rendimento na modalidade.
Judo is a form of combat physical activity, which demands the existence of a teacher or a coach evolved in its teaching or training process. It is expected that coach has knowledge and skills in the technical, tactical, physical, psychological aspects, both in the general component and in the specialty of your modality, being the research about the role of coach a current concern in the academic world. Based on this, the main purpose of this study is to understand about the perceptions of high-level judo coaches, as well as about the training process and the performance of their functions that can, consequently, allow the acquisition of skills for judo performance and learning. Semi-structured enterview were applied to 18 national and international Judo coaches, 17 of whom were male and 1 female. All of them are holders of the Sports Trainer Grade I (n = 7), II (n = 8) and III (n = 3). Data were defined through content analysis, with categories and components defined. Through this analysis it was possible to verify that: a) judo coaches reiterate that the assumptions of some practices are extremely common in judo training, running away from the specifications required for high performance; b) all interviewees attach great importance to training methodologies and their valorization in the technical development of the sport; c) traditional teaching models are gradually being replaced by concepts that promote the development of decision making and work for autonomy through training based on a competition (Game Based Approach). The present study allows a better understanding of the concepts of high level judo coaches, taking into account the analysis of the reality of training and competition, thus contributing to the improvement of training and performance in the sport.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Treino Desportivo apresentado na Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2519
Aparece nas colecções:ESDL - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fernando_Gomes.pdf
  Until 2026-04-27
524.12 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.