Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2521
Title: Gestão da mudança e competitividade organizacional : experiência de estágio : como é que a empresa Painhas, S.A. garante a sua competitividade organizacional face ao desafio que a gestão da mudança do meio envolvente representa?
Authors: Rodrigues, Paulo
Ceia, José
Gonçalves, Dédora Cristina Ferreira
Keywords: Gestão da mudança
Competitividade organizacional
Inovação
Gestión del cambio
Competitividad organizacional
Innovación
Change management
Organizational competitiveness
Innovation
Issue Date: 23-Apr-2021
Abstract: Reconhece-se a mudança constante e rápida do mercado, resultado da globalização, da Era do conhecimento e da informação e da evolução tecnológica. Este cenário de mudança, que impele a criação de novos e melhorados produtos, serviços, procedimentos e técnicas, apresenta-se como um desafio para as organizações, influenciando o modo como se posicionam no mercado. As organizações devem acompanhar esta mudança, senão não serão competitivas e sustentáveis. Neste contexto, torna-se interessante compreender a forma como as organizações lidam com este panorama – devendo incorporar em si estratégias que permitam uma Gestão da Mudança que propicie a Competitividade Organizacional, que fomentem a inovação, para que a organização se atualize e acompanhe a mudança. A problemática deste estudo, interligado com a realização de um estágio curricular – que permitiu uma abordagem empírica –, prende-se sobre a forma como a entidade de acolhimento garante a sua Competitividade Organizacional, face ao desafio que a Gestão da Mudança do meio envolvente representa. Posto isto, e com base em objetivos definidos e numa revisão de literatura, procurarei perceber se a empresa investe em inovação, se se atualiza, acompanhando a mudança, assim como os resultados que esta dinâmica tem estimulado a nível organizacional.
Se reconoce el constante y rápido cambio en el mercado, resultado de la globalización, la era del conocimiento y la información y la evolución tecnológica. Este escenario cambiante, que impulsa la creación de nuevos y mejores productos, servicios, procedimientos y técnicas, se presenta como un desafío para las organizaciones, incidiendo en su forma de posicionarse en el mercado. Las organizaciones deben mantenerse al día con este cambio, de lo contrario, no serán competitivas ni sostenibles. En este contexto, es interesante entender cómo las organizaciones afrontan este panorama – y deben incorporar estrategias que permitan una Gestión del Cambio que fomente la Competitividad Organizacional, que fomente la innovación, para que la organización se actualice y se mantenga al día con el cambio. El problema de este estudio, interconectado con la realización de una pasantía curricular – que permitió un enfoque empírico –, se relaciona con la forma en que la entidad de acogida garantiza su competitividad organizacional, ante el desafío que representa la Gestión del Cambio del entorno. Dicho esto, y en base a unos objetivos definidos y una revisión de la literatura, intentaré comprender si la empresa invierte en innovación, si se actualiza, siguiendo el cambio, así como los resultados que esta dinámica ha estimulado a nivel organizacional.
It is recognized the constant and fast change in the market, because of globalization, the Age of knowledge and information and technological evolution. This changing scenario, which leads to the creation of new and improved products, services, procedures and techniques, presents itself as a challenge for organizations, influencing the way they place themselves in the market. Organizations must keep up with this change, otherwise they will not be competitive and sustainable. In this context, it is interesting to understand how organizations deal with this panorama – they should incorporate strategies that allow for Change Management that fosters Organizational Competitiveness, that foster innovation, so that the organization is updated and keeps up with the change. The problematic of this study, interconnected with the realization of a curricular internship – that allowed an empirical approach –, is related to the way in which the host entity guarantees its Organizational Competitiveness, in the face of the challenge that the Management of Change of the environment represents. That said, and based on defined objectives and a literature review, I will try to understand if the company invests in innovation, if it updates itself, following the change, as well as the results that this dynamic has stimulated at the organizational level.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2521
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Debora_Goncalves.pdf4.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.