Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2545
Title: "Vamos descobrir e preservar o Património Cultural e Natural de Viana do Castelo": proposta didática para alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Pereira, Ana Carolina de Sousa
Keywords: Património Natural e Cultural Local
Costumes e tradições
Atividades económicas
Biodiversidade
Geodiversidade
Ecossistemas aquáticos
Qualidade e degradação do ambiente próximo
Local Natural and Cultural Heritage
Costumes and traditions
Economic activities
Biodiversity
Geodiversity
Aquatic ecosystems
Quality and degradation of the surrounding environment
Issue Date: 18-Mar-2021
Abstract: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e encontra-se dividido em três partes. Na primeira descreve-se os dois contextos educativos e as diversas áreas e conteúdos programáticos implementados. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação desenvolvido e na terceira encontra-se a reflexão global relativa às práticas de ensino implementadas nos contextos de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo realizado incidiu no ensino-aprendizagem da área curricular de Estudo do Meio. Desde que nascemos, somos influenciados pelo meio local onde estamos inseridos, seja a nível natural ou cultural. O património natural e cultural local, que foi adquirido ao longo do tempo, é uma fonte insubstituível. Por isso, é crucial valorizar e preservar este património. Considerando que o Ensino Básico é um dos principais pilares para a aquisição de conhecimentos e competências, torna-se um contexto adequado para a aprendizagem e disseminação de conhecimentos sobre esta temática. Devido à pandemia SARS-CoV-2, e perante a impossibilidade de intervenção pedagógica e de recolha de dados em contexto, foi necessário recorrer à utilização de documentos como fonte de análise. Este estudo pretende compreender de que forma é que documentos elaborados pelo Ministério da Educação e manuais escolares do 3.º e 4.º anos de escolaridade exploram conceitos e práticas relacionados com o tema Património Natural e Cultural Local. O estudo enquadra-se no paradigma interpretativo, tendo-se optado por uma metodologia de natureza qualitativa, privilegiando-se a recolha e análise de dados através da análise de conteúdo. Como os resultados obtidos revelaram a falta de coerência entre os objetivos apresentados pelo Ministério da Educação e as atividades dos manuais escolares, foi necessário realizar uma proposta didática para colmatar esta discrepância.
This report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, inserted in the Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education Teaching at the High School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo and is divided into three parts. The first one describes the two educational contexts and the different areas and program content which have been implemented. In the second part it is presented the research work developed; finally in the third part it can be found a global reflection on the supervised teaching practices carried out in the Pre-School and in the 1st Cycle of Basic Education. The study carried out focused on teaching-learning in the curricular area of Environmental Study. From the day we were born, we get influenced by the local environment which surrounds us, whether at a natural or cultural level. The local natural and cultural heritage, which has been acquired over time, is an irreplaceable source. That is why it is crucial to value and preserve this heritage. Considering that Basic Education is one of the main pillars for the acquisition of knowledge and skills, it becomes an appropriate context for learning and disseminating knowledge on this theme. Due to the SARS-CoV-2 pandemic, and given the impossibility of pedagogical intervention and data collection in context, it was necessary to make use of documents as an analysis source. This study aims to understand how documents prepared by the Ministry of Education and school textbooks for the 3rd and 4th years of schooling explore concepts and practices related to the theme Natural and Cultural Local Heritage. The study fits into the interpretative paradigm, and consequently we have chosen a methodology of a qualitative nature, giving privilege to gathering and analysing data through content analysis. As the results obtained revealed an absence of coherence between the objectives presented by the Ministry of Education and the activities of school textbooks, it was necessary to make a didactic proposal to overcome this discrepancy.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2545
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina_Pereira.pdf7.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.