Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2580
Título: Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2
Outros títulos: estudo de caso IKEA
Autores: Silva, Ângela Maria Esteves da
Órfão, Ana Maria Neves
Palavras-chave: Sustentabilidade
Intermodalidade
Emissões de CO2.
Sustainability
Intermodality
CO2 Emissions.
Data: 18-Out-2021
Resumo: Nos últimos anos a possibilidade de as indústrias atuarem no mercado global, tem contribuído para o aumento do transporte de mercadorias por todo o tipo de rodovias. O transporte é considerado um setor-chave para vários países, mas também é considerado uma das principais fontes de emissão de CO2. O transporte intermodal é um direcionador para a redução das emissões de CO2 e oferece soluções com baixo teor de CO2 e baixo custo. O objetivo desta dissertação é identificar a combinação de transporte intermodal que emite o menor teor de CO2 na atmosfera por meio do desenho e análise de diversos cenários possíveis, utilizando uma calculadora de CO2 disponível online (DHL Carbon Calculater), para um caso de estudo específico, neste caso o IKEA. Diferentes cenários de intermodalidade foram criados e os resultados analisados em relação aos indicadores de redução de CO2, custo e tempo de transporte e distância. Os três percursos escolhidos foram: Matosinhos (PT) - Valls (ES); Penamaior (PT) - Erfurt (DE); Tábua (PT) - Piacenza (IT). Este estudo foi desenvolvido com o auxílio de fontes disponíveis ao público e, com base nas informações encontradas. Com o auxílio da DHL Carbon Calculater, foi possível determinar o cenário ideal relativamente à minimização da emissão de CO2 para cada rota: Matosinhos (PT) - Valls (ES): Cenário 2 - Utilização da intermodalidade rodoferroviária; Penamaior (PT) - Erfurt (DE): Cenário 2 - Uso Rodoviário - Marítimo - Intermodalidade Rodoviária; Tábua (PT) - Piacenza (IT): Cenário 2 - Uso Rodoviário - Marítimo - Intermodalidade Rodoviária.
Over the last years the possibility of industries operate in a global market, has been contributing to increase the transportation of goods by highways. The transportation is considered a key sector for several countries but is also considered as one of the main sources of CO2 emission. Intermodal transport is a driver for reducing CO2 emissions, and offer solutions with low CO2 content and low costs. The objective of this dissertation is to identify the combination of intermodal transport that emits the lowest CO2 content into the atmosphere through the design and analysis of several possible scenarios, using a CO2 calculator available online (DHL Carbon Calculater). Different scenarios of intermodality were created and the results were analysed in relation to the indicators of CO2 reduction, cost and time of transport and distance. The three routes chosen were: Matosinhos (PT) - Valls (ES); Penamaior (PT) - Erfurt (DE); Tábua (PT) - Piacenza (IT). This study was developed with the help of sources available to the public and, based on the information found. Through the help of DHL Carbon Calculater, we were able to determine the ideal scenario with respect to minimizing CO2 emissions for each route: Matosinhos (PT) - Valls (ES): Scenario 2 - Use of road- rail- road intermodality; Penamaior (PT) - Erfurt (DE): Scenario 2 - Use of Road - Maritime – Road Intermodality; Tábua (PT) - Piacenza (IT): Scenario 2 - Use of Road - Maritime - Road Intermodality.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Logística(APNOR) apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2580
Aparece nas colecções:ESCE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Órfão_Ana_17949 ML _vf.pdf1.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.