Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2613
Title: A Matemática e a Sustentabilidade : uma proposta pedagógica para o 4.º ano de escolaridade
Authors: Fonseca, Lina Maria Dias da
Fernandes, Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima
Ferreira, Maria La Salete Vila Pouca
Keywords: Matemática
Sustentabilidade
Pensamento crítico
Educação para o consumidor
Mathematics
Sustainability
Critical thinking
Consumer education
Issue Date: 4-Nov-2021
Abstract: O presente relatório descreve um estudo que seria concretizado no decorrer do ano letivo 2019/2020, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). Inicia-se com um enquadramento de duas intervenções educativas, sendo uma no pré-escolar e outra no 1.º CEB. Seguidamente, faz-se referência ao estudo que integra uma proposta pedagógica realizada no âmbito da matemática e da sustentabilidade. A proposta centrou-se na temática da importância da matemática na Educação para a Sustentabilidade, uma vez que o propósito era que os alunos, após resolverem um conjunto de tarefas, discutissem e refletissem sobre os resultados, tomassem consciência do impacto ambiental de algumas das suas escolhas (e das suas famílias), mais concretamente em relação aos materiais utilizados para embrulhar os lanches. Após esta reflexão, pretendia-se também que, em grande grupo, fossem encontradas soluções mais sustentáveis e estratégias para sensibilizar a comunidade escolar para as utilizar. Assim, definiram-se duas questões orientadoras para este estudo: Q1) Qual o contributo das tarefas matemáticas para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos sobre a necessidade de mudar hábitos e de encontrar alternativas mais sustentáveis? Q2) Como consciencializar alunos do 4.º ano de escolaridade para a necessidade da mudança de práticas, relativas ao embrulhar do lanche, para minimizar impacto ambiental? Que sugestões apresentam os alunos para a mudança? Devido à pandemia de Sars-Cov-2 e ao confinamento, o estudo não foi concretizado com alunos do 4.º ano. Neste estudo iria utilizar-se uma metodologia qualitativa e seguido o método da investigação-ação. Os dados seriam recolhidos através de observações, conversas e documentos, mais concretamente através das resoluções das tarefas propostas, discussões e reflexões. Este relatório finda com uma reflexão global sobre o percurso realizado.
This internship report describes a study that was realized during the 2019/2020 academic year, within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP) curricular unit, integrated in the Master's Degree in Pre-School Education and the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. It begins with a framework of two educational interventions, being one in preschool and the other in the 1st Cycle of Basic Education (1.º CBE). Then, there is a reference to the study that integrates a pedagogical proposal carried out on the theme of mathematics and sustainability. The proposal focused on the theme of the importance of mathematics in Education for Sustainability, since our purpose was that the students, after solving a set of tasks, discussed, and reflected on the results, became aware of the environmental impact of some of their own choices (and their families), more specifically in relation to the materials used to wrap the snacks. After this reflection, it was also intended that, in a large group, more sustainable solutions and strategies were found to sensitize the school community to use them. Therefore, two guiding questions were defined for this study: Q1) What is the contribution of mathematical tasks to the development of students’ critical thinking about the need to change habits and find more sustainable alternatives? Q2) How to make 4th grade students aware of the need to change practices related to wrapping snacks, to minimize environmental impact? What suggestions do students have for change? Due to the Sars-CoV-2 pandemic and the confinement, the study was not carried out with 4th grade students. In this study a qualitative methodology followed by the action-research method would be used. The data would be collected through observations, conversations and documents, more specifically through the resolutions of the proposed tasks, discussions and reflections. This report ends with a global reflection on the path taken.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2613
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Salete_Ferreira.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.