Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2678
Título: Tecnologias digitais e experiências culturais para famílias : a perspetiva da oferta no âmbito da animação turística
Autores: Correia, Alexandra I.
Silva, Alexandre
Teixeira, Rita Almeida
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Animação turística
Experiências turísticas culturais
Famílias
Digital technologies
Tourism recreation
Cultural tourism experiences
Families
Data: 19-Jan-2022
Resumo: Existem diversos exemplos da aplicação/utilização das tecnologias digitais no Turismo, seja para melhorar a experiência do turista, seja para melhorar a gestão e promoção das empresas, por exemplo. As tecnologias ajudam as empresas a captar a atenção do público-alvo e a acrescentar valor aos seus produtos/serviços e, dessa forma, destacar-se da concorrência. A procura por experiências culturais tem vindo a aumentar, incluindo por parte das famílias, que são um segmento importante para as empresas turísticas. Neste contexto, as tecnologias digitais podem proporcionar uma experiência inovadora e mais apelativa para o mercado. Desta forma, e apesar deste reconhecimento, ainda há um elevando potencial para a sua utilização por parte das empresas turísticas com oferta no âmbito das experiências culturais, pelo que se torna necessário perceber se as empresas estão a par das vantagens das tecnologias e se as utilizam ou pretendem vir a utilizar para diversificar e /ou dinamizar a sua oferta. Recorrendo a entrevistas semiestruturadas, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar a perspetiva dos responsáveis das empresas de animação turística do distrito de Viana do Castelo quanto à utilização das tecnologias digitais para a criação, dinamização e promoção de experiências de âmbito cultural direcionadas para as famílias. Este trabalho permitiu perceber que os entrevistados estão bastante recetivos às tecnologias digitais e que identificam diversas vantagens, quer para a experiência turística, quer para a comunicação das empresas. Como principal entrave à implementação das tecnologias digitais, os empresários realçam a necessidade de um grande investimento económico. A par disto, entreve-se o reduzido conhecimento por parte destes relativo ao real potencial que essas tecnologias podem trazer para o seu negócio.
There are several examples of the application/use of digital technologies in Tourism, either to improve the tourist experience or to improve the management and promotion of companies, for example. Technologies support companies to capture the attention of the target audience and add value to their products/services and, in this way, to stand out from the competition. The demand for cultural experiences is growing, including by families, which is an important segment for tourism businesses. In this context, digital technologies can provide an innovative and more appealing experience to the market. Thus, and despite this recognition, there is still a high potential for its use by tourism businesses with an offer in the field of cultural experiences, so it is necessary to understand whether the companies are aware of the advantages of technologies and whether they use them or intend to use them to diversify and/or boost their offer. Using semi-structured interviews, the main objective of this work is to analyze the perspective of those who are responsible for tourism-related recreation businesses in the district of Viana do Castelo regarding the use of digital technologies for the creation, dynamization and promotion of cultural experiences aimed at families. This study allowed to understand that the interviewees are quite receptive to digital technologies and that they identify several advantages, both for the tourist experience and for the communication of their companies. As the main obstacles to the implementation of digital technologies, the need for a large economic investment was identified, along with the level of knowledge of the “real” potential that these technologies can bring to their business.
Descrição: Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2678
Aparece nas colecções:ESTG - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rita_Teixeira.pdf2.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.