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Title: Impactos da COVID-19 na vida das crianças: um estudo na Educação Pré-escolar
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Ferreira, Ana Catarina Borges
Keywords: COVID-19
Crianças
Educação Pré-escolar
Vírus
COVID-19
Kids
Preschool education
Virus
Issue Date: 25-Jan-2022
Abstract: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que está inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A PES contempla a oportunidade de estágio num contexto de Educação Pré-Escolar e num contexto de 1.º CEB e possibilita a realização de um estudo investigativo numa destas etapas escolares. O estudo investigativo decorreu num Jardim de Infância situado numa das freguesias do concelho de Viana do Castelo com um grupo composto por vinte crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. O estudo investigativo incidiu sobre a Área do Conhecimento do Mundo, pretendendo-se assim estudar os impactos que o SARS-CoV-2 causou na vida das crianças. Pela primeira vez, as crianças vivenciaram uma situação pandémica, assim sendo, com esta investigação pretendeu-se numa primeira fase identificar o que as crianças já sabiam sobre o vírus, elucidá-las acerca da “nova” realidade que estavam a enfrentar e, numa segunda fase, perceber o que mudou nas suas vidas. Face ao sucedido, optou-se por um estudo de índole qualitativa, no qual o estudo de caso foi o desenho adotado. Foram elaboradas atividades de cariz prático que permitiram recolher dados que foram posteriormente analisados. Como métodos e técnicas de recolha de dados, selecionaram-se a observação, a entrevista, os desenhos realizados pelas crianças e a videogravação. Inicialmente, algumas crianças pensavam que o vírus da COVID-19 se parecia com uma pessoa ou um monstro. Com base nos resultados do estudo efetuado conclui-se que as crianças passaram a desenhar o vírus de acordo com o seu aspeto real. Para além disto, verificou-se que as crianças ampliaram os seus conhecimentos no que diz respeito aos equipamentos e procedimentos de proteção e ficaram a conhecer a importância da vacina. Este estudo mostrou também que a pandemia alterou significativamente algumas rotinas das crianças, tais como ir à escola e brincar com os colegas, no entanto, em contrapartida as crianças tiveram mais tempo para brincar e a convivência familiar intensificou-se.
This Internship Report arises at the ambit of the curricular unit Supervised Teaching Practice (PES), which is part of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle Teaching at the Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico de Viana do Castelo. The PES contemplates the opportunity of internship in a context of Pre-School Education and in a context of Primary Schools and allows carry out an investigative study in one of these school stages. The investigative study took place in a kindergarten located in one of the parishes of Viana do Castelo with a group of twenty children aged between four and six years. The investigative study focused on the World Knowledge Area, thus intending to study the impacts that SARS-CoV-2 caused on children's lives. For the first time, the children experienced a pandemic situation, therefore, with this investigation, it was intended, in a first phase, to identify what the children already knew about the virus, elucidate them about the “new” reality they were facing and, in a second phase, realize what has changed in their lives. In view of what happened, we opted for a qualitative study, which the case study was the adopted design. Practical activities were developed that allowed collect data that will be later analyzed. As data collection methods and techniques, observation, interview, drawings made by the children and video recording were selected. Initially, some children thought the COVID-19 virus looked like a person or a monster. Based on the results of the study carried out, was concluded that the children started to design the virus according to real appearance. In addition to this, was concluded that the children expanded their knowledge in relation to protective equipment and procedures and discovered the importance of the vaccine. This study also showed that the pandemic changed some of the children's routines, such as going to school and playing with classmates, however, on the other half, children had more time to play and family life has intensified.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2683
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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