Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2703
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dc.contributor.advisorFonseca, Lina Maria Dias da-
dc.contributor.authorSantos, Patrícia Barroca Monteiro Duarte-
dc.date.accessioned2022-04-08T14:06:53Z-
dc.date.available2022-04-08T14:06:53Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2703-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO relatório em análise foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, lecionada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O trabalho de investigação, centrado na área da Matemática, tem como objetivo compreender como é que os alunos do 3.º ano do ensino básico raciocinam e resolvem problemas relacionados com números racionais. Para orientar o estudo foram estabelecidas as seguintes três questões: 1) Que processos do raciocínio e estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas?; 2) Como é que os alunos expõem os seus raciocínios?; 3) Que dificuldades manifestam na resolução de problemas? Com base no problema e nas questões de investigação, optou-se pela metodologia de investigação qualitativa, e selecionou-se o método de estudo caso. Deste modo, apesar do estudo ter sido implementado numa turma de 23 alunos do 3.º ano de escolaridade, numa Escola Básica de Viana do Castelo, para a investigação, apenas foram considerados os dados recolhidos de três alunos, os casos do estudo. A recolha de dados focou-se na observação, nos documentos dos alunos, isto é, nas resoluções de quatro tarefas e registos do caderno, nas entrevistas e no uso de meios audiovisuais. Para analisar todas as informações obtidas, foram estabelecidas quatro categorias de análise de dados, que focaram os processos e estratégias de raciocínio utilizados, bem como o modo como os alunos expõem e as dificuldades sentidas na resolução de problemas. Através dos resultados obtidos compreendeu-se que é essencial promover o raciocínio dos alunos e acima de tudo o modo como o expõem. Para além disso, verificou-se que a visualização é uma estratégia muito poderosa neste conteúdo, cuja utilização deve ser potenciada. Também é importante realçar que a maior dificuldade evidenciada foi o conceito de equivalência e os alunos expressam-se melhor na forma oral. Por último, é importante referir que a realização deste relatório enriqueceu a investigadora, promovendo novos conhecimentos e diversas competências, como por exemplo a criatividade, a observação e a capacidade crítica, que serão ferramentas fundamentais para o percurso profissional que se segue.pt_PT
dc.description.abstractThe present report was developed in the context of Supervised Teaching Practice, taught in master's degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, in the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The research work, with foccus in mathematics, has the purpose to understand how students of grade 3 reasoning and solve problems about rational numbers. To guide the study of the investigation there were established three questions: 1) What type of reasoning and strategies do the students use to solve the problems? 2) How do students expose their reasoning? 3) What are the difficulties revealed when solving the questions? According to the problem and the questions of the research, it was established a quantitative methodology, and a case study was developed. Despite doing the study in a class of 23 students of the grade 3, in a Viana do Castelo primary school, for the research there were only used collected information of three students. Data collection was focused on the observation, on documents gathered about the students resolution of the four problems solving tasks and registration on the notebooks, on the interviews made and in the usage of audio vision means. In order to analyse all the information obtained there were definid four categories of analysis focused on the process,on the strategies, on the ways used to share their thoughts and on the difficulties revelead. Through the main results obtained it was understood that it is essential to promote the reasoning of the students, even more the way that they expose it. It was also verified that visualization is a powerful strategy in solving problems whose use must be improved. It is also important to highlight that the greatest difficulty evidenced was the concept of equivalence and the students express themselves better in the oral form. Lastly, it is important to refer that the realization of this report enriched the researcher, it promoted new knowledge and diverse skills like creativity, observation and criticism, all of these tools for a professional route that comes in the future.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectRaciocínio matemáticopt_PT
dc.subjectNúmeros racionaispt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectMathematical reasoningpt_PT
dc.subjectRational numberspt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.titleRaciocínio matemático de alunos do 3.º ano na resolução de problemas com números racionaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202984800pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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