Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2712
Title: | Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Authors: | Pontes, Adalgisa Castro Maia Monteiro, Gisela Costa Almeida |
Keywords: | Educação Artística no 1º CEB Artes visuais Espaço de recreio Trabalho colaborativo Artistic art in “1ºCEB" Visual arts School playground Collaborative work |
Issue Date: | 29-Dec-2021 |
Abstract: | Este trabalho pretende refletir sobre o contributo da Educação Artística para a relação da criança
com o espaço de recreio escolar e a sua formação. Embora vários autores (Barbosa, 1975; Eisner,
1995) e Organizações Internacionais (Unesco, 2006, 2010) reconheçam a importância e os benefícios
das artes para o processo de formação pessoal e social, frequentemente, estas são pouco
valorizadas. Como menciona Vieira (2017), há uma sociedade que indica valorizar as artes, contudo
estas ficam à margem do currículo.
Recorrendo-se à metodologia de natureza qualitativa, assente na metodologia de trabalho de
projeto, procurou-se dar resposta às seguintes questões de investigação: i) como despertar nas
crianças as Artes Visuais através do espaço de recreio? ii) como potenciar um ambiente identitário
das crianças através da Educação Artística? iii) como se articula o trabalho colaborativo na Educação
Artística? Para a recolha e análise de dados foram utilizados instrumentos como a observação
participante, o inquérito por questionário, os registos audiovisuais e as notas de campo, a fim de
obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes.
Os principais resultados do trabalho apontam para os benefícios e estímulos que as artes potenciam
aos alunos na sua relação com o espaço e com o outro. Também se destaca o maior envolvimento
por parte da comunidade educativa e na partilha de experiências e as boas práticas pedagógicas na
escola. This project intends to think over the contribution of Art Education on the relation between children and school playground. Although some authors (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) and International Organizations (Unesco, 2006, 2010) acknowledge the importance and benefits of arts in the development of personal and social training, they are usualy devalued. As mentioned byVieira (2017) the society mentions that the value of art is increased but remains out of the school subjects. Appealing to the qualitative methodology, by the project work, I attempted to answer to some questions: i) How to awake children curiosity through school playground? ii) How to seach and grow children identity environment through Art Education? iii) How to connect collaborative work in Art Education? By observation the work process, filling questionnaires, audiovisuals records, and taking notes, the participants behaviour data was gathered, analysed and assessed. The main results of the assessement proves the benefits of art motivation in order to improve the students behaviour with the surroundings and relations with others. The participation of the school comunity is also very importante to share experiences of better pedagogical practices at school. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2712 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gisela_Monteiro.pdf | 3.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.