Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2712
Title: Contributo das Artes visuais para um espaço identitário no 1º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Pontes, Adalgisa Castro Maia
Monteiro, Gisela Costa Almeida
Keywords: Educação Artística no 1º CEB
Artes visuais
Espaço de recreio
Trabalho colaborativo
Artistic art in “1ºCEB"
Visual arts
School playground
Collaborative work
Issue Date: 29-Dec-2021
Abstract: Este trabalho pretende refletir sobre o contributo da Educação Artística para a relação da criança com o espaço de recreio escolar e a sua formação. Embora vários autores (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) e Organizações Internacionais (Unesco, 2006, 2010) reconheçam a importância e os benefícios das artes para o processo de formação pessoal e social, frequentemente, estas são pouco valorizadas. Como menciona Vieira (2017), há uma sociedade que indica valorizar as artes, contudo estas ficam à margem do currículo. Recorrendo-se à metodologia de natureza qualitativa, assente na metodologia de trabalho de projeto, procurou-se dar resposta às seguintes questões de investigação: i) como despertar nas crianças as Artes Visuais através do espaço de recreio? ii) como potenciar um ambiente identitário das crianças através da Educação Artística? iii) como se articula o trabalho colaborativo na Educação Artística? Para a recolha e análise de dados foram utilizados instrumentos como a observação participante, o inquérito por questionário, os registos audiovisuais e as notas de campo, a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Os principais resultados do trabalho apontam para os benefícios e estímulos que as artes potenciam aos alunos na sua relação com o espaço e com o outro. Também se destaca o maior envolvimento por parte da comunidade educativa e na partilha de experiências e as boas práticas pedagógicas na escola.
This project intends to think over the contribution of Art Education on the relation between children and school playground. Although some authors (Barbosa, 1975; Eisner, 1995) and International Organizations (Unesco, 2006, 2010) acknowledge the importance and benefits of arts in the development of personal and social training, they are usualy devalued. As mentioned byVieira (2017) the society mentions that the value of art is increased but remains out of the school subjects. Appealing to the qualitative methodology, by the project work, I attempted to answer to some questions: i) How to awake children curiosity through school playground? ii) How to seach and grow children identity environment through Art Education? iii) How to connect collaborative work in Art Education? By observation the work process, filling questionnaires, audiovisuals records, and taking notes, the participants behaviour data was gathered, analysed and assessed. The main results of the assessement proves the benefits of art motivation in order to improve the students behaviour with the surroundings and relations with others. The participation of the school comunity is also very importante to share experiences of better pedagogical practices at school.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2712
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisela_Monteiro.pdf3.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.