Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2718
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, António Pedro Queirós | - |
dc.contributor.advisor | Dias, Helder Miguel Cardoso | - |
dc.contributor.author | Cunha, Ana Rita Fernandes de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T16:09:42Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T16:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2718 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo visa a compreensão do estado de arte do bordado contemporâneo através da análise do discurso de seis artistas que utilizam esta técnica como meio expressivo. O estudo foi desenvolvido com recurso a uma metodologia qualitativa recorrendo a entrevistas e meios visuais. Através desta abordagem pretendeu-se uma compreensão multidimensional da temática, incluindo as questões sociais e expressivas relacionadas com o bordado. Através da revisão da literatura e da análise dos dados recolhidos foi possível concluir que o bordado se afirma hoje como um meio expressivo muito presente no universo artístico, valorizado pelos artistas tanto como meio expressivo como enquanto veiculo de transformação e crescimento pessoal. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study aims to understand the state of the art of contemporary embroidery through the analysis of the discourse of six artists who use this technique as an expressive medium. The study was developed using a qualitative methodology using interviews and visual means. Through this approach, it was intended a multidimensional understanding of the theme, including social and expressive issues related to embroidery. By reviewing the literature and analyzing the data collected, it was possible to conclude that embroidery is asserted today as an expressive medium very present in the artistic universe, valued by artists both as an expressive medium and as a vehicle for transformation and personal growth. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Bordado | pt_PT |
dc.subject | Arte -- Artesanato | pt_PT |
dc.subject | Feminino -- Masculino -- (na prática do bordado) | pt_PT |
dc.subject | Individual -- Coletivo | pt_PT |
dc.subject | Redes sociais -- (tradicionais/digitais) | pt_PT |
dc.subject | Embroidery | pt_PT |
dc.subject | Art -- Crafts | pt_PT |
dc.subject | Female -- Male (in the practice of embroidery) | pt_PT |
dc.subject | Individual -- Collective | pt_PT |
dc.subject | Social networks (traditional/digital) | pt_PT |
dc.title | Bordar hoje : As perspetivas sobre bordado de seis artistas contemporâneos | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Artística | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.discipline | Artes e Humanidades | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202992454 | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana_Cunha.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.