Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2728
Title: Os espaços exteriores como espaços de aprendizagem : Compreender o seu potencial
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Ferreira, Ana Margarida Alves
Reis, Glória Daniela Malheiro dos
Keywords: Espaço exterior
Natureza
Brincar no exterior
Elementos naturais
Outdoor classroom
Nature
Outdoor play
Natural elements
Issue Date: 21-Mar-2022
Abstract: O presente relatório foi desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, num jardim de infância do concelho de Viana do Castelo e está dividido em 3 partes. A parte I consiste na caraterização do contexto de pré-escolar e no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a parte II é constituída pelo trabalho de investigação e a parte III é a reflexão final. O trabalho investigativo do relatório final teve como objetivos principais (i) caraterizar os espaços exteriores do Jardim de Infância e (ii) conhecer as perceções de educadoras de infância sobre o seu potencial enquanto espaço de aprendizagem. Os participantes deste estudo foram 5 educadoras de infância e a perceção de observação de uma educadora estagiária. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram uma grelha de observação de espaços exteriores (Bento, 2020), assim como entrevistas semiestruturadas, individuais a educadoras de infância do jardim de infância onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. A Análise de dados foi a junção das observações utilizadas na grelha de observação e as entrevistas realizadas às educadoras de infância. Os resultados mostraram que o espaço exterior do jardim de infância onde decorreu esta investigação pode beneficiar de uma intervenção de forma a melhorar e alterar alguns dos seus espaços, estruturas e ligações entre o meio exterior e interior. Percebeu-se também que já foram feitas melhorias ao longo do tempo, no entanto, por falta de ajudas monetárias, o espaço ainda não se encontra totalmente finalizado, consoante as ideias das educadoras. Em suma, este estudo conclui que este espaço precisa de ser intervencionado para que seja um espaço totalmente adequado a esta faixa etária, criando momentos de maiores aprendizagem e autonomia.
This report was developed in the Supervised Teaching Practice inserted in the Master in Pre-School Education and Primary School Teaching at the Viana do Castelo School of Education, in a kindergarten in Viana of the Castle and is divided into 3 parts, with part I being the characterization of the pre-school context and in the context of the 1st cycle of basic education, part II is constituted by the research work and part III is the reflection Final. The investigative work of the final report had as main objectives (i) to characterize the outdoor spaces of the kindergarten and (ii) to understand the perceptions of kindergarten teachers about their potential as a learning space. The participants in this study were kindergarten teachers (female) and the perception of observation was a trainee educator. The data collection instruments used were an outdoor observation grid (Bento, 2020), as well as semi-structured individual interviews with kindergarten teachers, where the Supervised Teaching Practice took place. Data analysis was the combination of observations used in the observation grid and interviews carried out with kindergarten teachers. The results showed that the outdoor space of the kindergarten where this investigation took place can benefit from an intervention in order to improve and change some of its spaces, structures and connections between the exterior and interior environment. It was also noticed that improvements have been made over time, however, due to the lack of monetary support, the space is not yet fully finalized according to the educators' ideas. In short, this study concludes that this space needs to be intervened so that it is a space totally suitable for this age group, creating moments of greater learning and autonomy.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2728
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gloria_Reis.pdf2.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.