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Title: Aprender português com recurso às tecnologias digitais: um estudo com alunos do 5º ano
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Marques, Francisca da Rosa
Keywords: Recursos educativos digitais
Ensino de português
Technologic Pedagogical Content Knowledge
Digital educational resources
Learning scenarios, integration
Pedagogical practices
Technologic Pedagogical Content Knowledge
Issue Date: 29-Apr-2022
Abstract: O presente estudo desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Educação de Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. A prática foi desenvolvida no 2.º Ciclo, no distrito de Braga, numa turma do 5.º ano de escolaridade, ao longo de quinze semanas. O estudo encontra-se dividido em três partes, a primeira destinada à caraterização dos contextos educativos, nos quais decorreram as intervenções didáticas, e à descrição do que foi realizado nas diferentes áreas curriculares. A segunda parte diz respeito ao estudo de investigação realizado no 2.º CEB no âmbito da disciplina de Português; e a última parte dedicada à reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O estudo desenvolveu-se em torno da problemática da integração dos recursos educativos digitais nas aulas de Português, tentando perceber de que forma podem ser utilizados para desenhar cenários de aprendizagem estimulantes para desenvolver competências a nível dos quatro domínios da língua portuguesa. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa de cariz interpretativo, e recolheram-se dados por questionários, observação direta e revisão de literatura. A análise dos dados permitiu concluir que a integração dos RED em sala de aula torna o processo de ensino aprendizagem mais rico, funcionando nos distintos domínios da disciplina de Português. Os professores devem conhecer as caraterísticas implícitas dos diferentes RED, no sentido de selecionar de modo efetivamente pedagógico-didático os mais convenientes aos objetivos de aprendizagens para as suas práticas pedagógicas. Ao longo do período de implementação, registou-se um maior entusiasmo dos alunos na participação das tarefas que implicava usar RED assim como um nível de entendimento mais sustentado dos conteúdos. O quadro teórico Technologic Pedagogical Content Knowledge (TPACK) interpreta-se como um referencial essencial para a compreensão do conhecimento do professor na planificação e uso proficiente dos RED na aula de Português.
The present study was developed within the scope of the curriculum of Supervised Teaching Practice (PES II), integrated in the Master’s Degree of Primary Education Course of Portuguese Language, History & Geography. The practice was developed in the fifth and sixth year students’ school over fifteen weeks. The study was divided into three distinguish parts. The first one was aimed to characterizing the educational context in which didactic interventions took place and describes what was carried out in the different curricular areas. The second part concerns the study in the fifth and six year students’ school at the Portuguese subject. The third part was dedicated to the final reflection of the Supervised Teaching Practice. Trying to understanding the proper integration of digital educational resources (RED) in Portuguese classes, the study was carried out whose investigation grew back from a question: “How can RED be used to design stimulating learning scenarios to develop competences at the level of the four skills domains?; supported by three research questions: 1) What knowledge should teachers master in order to integrate RED in the portuguese classroom?; 2) What conceptions and practices do students show about using RED in the Portuguese subject?; 3) How do students react when challenge to participate in RED activities? Data analysis obtained the following insights: RED in the classroom makes the teaching-learning process richer and works in the different domains of Portuguese subject. In this way, teachers must know the implicit characteristics of the different RED, so teachers can choose the ones they think the most convenient for their pedagogical practices. Through the implementation period, students were more enthusiastic about participating in this kind of activities which was synonymous with a thorough selection of RED supported by the intersection understanding of lots of implicit knowledge in theorical framework Technologic Pedagogical Content Knowledge (TPACK).
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2760
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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