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http://hdl.handle.net/20.500.11960/2904
Título: | A enfermagem de reabilitação e o desmame ventilatório numa unidade de cuidados intensivos |
Autores: | Outeiro, Rui Miguel Soares, Salete |
Palavras-chave: | Respiração artificial Desmame do respirador Enfermagem Reabilitação |
Data: | 2-Dez-2021 |
Citação: | Outeiro, R. M., & Soares, S. (2021). A enfermagem de reabilitação e o desmame ventilatório numa unidade de cuidados intensivos. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, 4(2), 57–63. https://doi.org/10.33194/rper.2021.177 |
Resumo: | Introdução: O sucesso desmame ventilatório é fundamental, traduzindo-se na redução do tempo de internamento nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), na minimização das sequelas da ventilação mecânica e na maximização da qualidade de vida, onde o Enfermeiro de Reabilitação (ER) assume um papel fundamental. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório. Participaram todos os ER (4)a exercer funções numa UCI da ARS Norte. Recorreu-se à entrevista semiestruturada e à observação não participada sistemática, após a qual se efetuou análise de conteúdo e cruzamento dos dados colhidos nas entrevistas e na observação. O objetivo é conhecer a perceção dos ER no desmame ventilatório. Resultados: A reabilitação motora, respiratória e a avaliação da pessoa são intervenções identificadas pelos ER no cuidado à pessoa em desmame ventilatório, as quais devem ser iniciadas precocemente. As dificuldades identificadas prendem-se com a falta de material, ausência de um protocolo de desmame ventilatório, défice de interação entre a equipa e défice na continuidade de cuidados Discussão: A intervenção do ER na pessoa em desmame ventilatório traduz-se em ganhos positivos tais como a minimização das sequelas da imobilidade, o aumento da força muscular, a capacitação para a autonomia e o célere desmame ventilatório. A elaboração de um instrumento de avaliação estruturado e sistematizado são elementos. fulcrais neste processo Conclusão: O desmame ventilatório é um processo muito específico onde a intervenção do ER requer a aquisição e desenvolvimento de competências muito próprias. Destaca-se a inclusão destes conteúdos na formação especializada, formação contínua e no reconhecimento de experiências em realidades semelhantes. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2904 |
ISSN: | 2184-3023 2184-965X |
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