Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3003
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSousa-Pereira, Fátima-
dc.contributor.authorLeite, Carlinda-
dc.date.accessioned2022-12-16T17:52:32Z-
dc.date.available2022-12-16T17:52:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSousa-Pereira, F., & Leite, C. (2018). Formação de professores e Processo de Bolonha nas oportunidades de inovação educacional. Revista Intersaberes, 13(28), 163–174. https://doi.org/10.22169/revint.v13i28.1408pt_PT
dc.identifier.issn1809-7286-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3003-
dc.description.abstractA reforma no Ensino Superior (ES) veiculada pelo Processo de Bolonha (PB) pretendeu introduzir mudanças significativas na organização e no funcionamento dos cursos do ES. O artigo destaca as que se referem à organização e desenvolvimento do currículo, pelas repercussões que acarretam para as Instituições de Ensino Superior (IES), e elege como objeto de estudo a formação inicial de professores. Recorrendo ao quadro teórico-metodológico do Authentic School Improvement (Hopkins, 2008), por constituir uma abordagem que estabelece uma ligação coerente e articulada entre políticas e práticas e porque se apresenta como uma alternativa para a mudança sistémica e a inovação educacional através da construção de capacidade (“capacity building”) nas instituições educativas, foram analisados os documentos legais que, em Portugal, estruturam e regulamentam a organização do ES no quadro do PB e a habilitação profissional para a docência. De um modo geral, a análise permite afirmar que o discurso legal associado ao PB comporta potencial de inovação organizacional, curricular e pedagógica.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectReforma e inovação educativapt_PT
dc.subjectProcesso de Bolonhapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectSchool improvementpt_PT
dc.titleFormação de professores e Processo de Bolonha nas oportunidades de inovação educacionalpt_PT
dc.title.alternativeTeacher training and the Bologna Process on the opportunities for educational innovationpt_PT
dc.title.alternativeFormación de maestros y el Proceso de Bolonia en las oportunidades de Innovación educativapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2022-11-11T00:03:05Z-
dc.description.versionA11D-C969-8086 | Maria de Fátima de Sousa Pereira-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-459769-
dc.relation.publisherversionhttps://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1408pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage163pt_PT
degois.publication.lastPage174pt_PT
degois.publication.volume13pt_PT
degois.publication.issue28pt_PT
degois.publication.titleRevista intersaberespt_PT
degois.publication.locationBrazilpt_PT
dc.identifier.doi10.22169/revint.v13i28.1408-
dc.identifier.doidoi:10.22169/revint.v13i28.1408-
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Revista_Intersaberes_2018_FP_e_PB_nas_oportunidades_de_IE.pdf189.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.