Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3003
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa-Pereira, Fátima | - |
dc.contributor.author | Leite, Carlinda | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T17:52:32Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T17:52:32Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Sousa-Pereira, F., & Leite, C. (2018). Formação de professores e Processo de Bolonha nas oportunidades de inovação educacional. Revista Intersaberes, 13(28), 163–174. https://doi.org/10.22169/revint.v13i28.1408 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1809-7286 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3003 | - |
dc.description.abstract | A reforma no Ensino Superior (ES) veiculada pelo Processo de Bolonha (PB) pretendeu introduzir mudanças significativas na organização e no funcionamento dos cursos do ES. O artigo destaca as que se referem à organização e desenvolvimento do currículo, pelas repercussões que acarretam para as Instituições de Ensino Superior (IES), e elege como objeto de estudo a formação inicial de professores. Recorrendo ao quadro teórico-metodológico do Authentic School Improvement (Hopkins, 2008), por constituir uma abordagem que estabelece uma ligação coerente e articulada entre políticas e práticas e porque se apresenta como uma alternativa para a mudança sistémica e a inovação educacional através da construção de capacidade (“capacity building”) nas instituições educativas, foram analisados os documentos legais que, em Portugal, estruturam e regulamentam a organização do ES no quadro do PB e a habilitação profissional para a docência. De um modo geral, a análise permite afirmar que o discurso legal associado ao PB comporta potencial de inovação organizacional, curricular e pedagógica. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Reforma e inovação educativa | pt_PT |
dc.subject | Processo de Bolonha | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | School improvement | pt_PT |
dc.title | Formação de professores e Processo de Bolonha nas oportunidades de inovação educacional | pt_PT |
dc.title.alternative | Teacher training and the Bologna Process on the opportunities for educational innovation | pt_PT |
dc.title.alternative | Formación de maestros y el Proceso de Bolonia en las oportunidades de Innovación educativa | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.date.updated | 2022-11-11T00:03:05Z | - |
dc.description.version | A11D-C969-8086 | Maria de Fátima de Sousa Pereira | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-459769 | - |
dc.relation.publisherversion | https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1408 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 163 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 174 | pt_PT |
degois.publication.volume | 13 | pt_PT |
degois.publication.issue | 28 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista intersaberes | pt_PT |
degois.publication.location | Brazil | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.22169/revint.v13i28.1408 | - |
dc.identifier.doi | doi:10.22169/revint.v13i28.1408 | - |
Appears in Collections: | ESE - Artigos indexados a outros indexadores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Revista_Intersaberes_2018_FP_e_PB_nas_oportunidades_de_IE.pdf | 189.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.