Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3003
Título: Formação de professores e Processo de Bolonha nas oportunidades de inovação educacional
Outros títulos: Teacher training and the Bologna Process on the opportunities for educational innovation
Formación de maestros y el Proceso de Bolonia en las oportunidades de Innovación educativa
Autores: Sousa-Pereira, Fátima
Leite, Carlinda
Palavras-chave: Reforma e inovação educativa
Processo de Bolonha
Ensino superior
Formação inicial de professores
School improvement
Data: 2018
Citação: Sousa-Pereira, F., & Leite, C. (2018). Formação de professores e Processo de Bolonha nas oportunidades de inovação educacional. Revista Intersaberes, 13(28), 163–174. https://doi.org/10.22169/revint.v13i28.1408
Resumo: A reforma no Ensino Superior (ES) veiculada pelo Processo de Bolonha (PB) pretendeu introduzir mudanças significativas na organização e no funcionamento dos cursos do ES. O artigo destaca as que se referem à organização e desenvolvimento do currículo, pelas repercussões que acarretam para as Instituições de Ensino Superior (IES), e elege como objeto de estudo a formação inicial de professores. Recorrendo ao quadro teórico-metodológico do Authentic School Improvement (Hopkins, 2008), por constituir uma abordagem que estabelece uma ligação coerente e articulada entre políticas e práticas e porque se apresenta como uma alternativa para a mudança sistémica e a inovação educacional através da construção de capacidade (“capacity building”) nas instituições educativas, foram analisados os documentos legais que, em Portugal, estruturam e regulamentam a organização do ES no quadro do PB e a habilitação profissional para a docência. De um modo geral, a análise permite afirmar que o discurso legal associado ao PB comporta potencial de inovação organizacional, curricular e pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3003
ISSN: 1809-7286
Aparece nas colecções:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Revista_Intersaberes_2018_FP_e_PB_nas_oportunidades_de_IE.pdf189.81 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.