Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3009
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leitão, Raquel B. | - |
dc.contributor.author | Neves, Luísa | - |
dc.contributor.author | Sá, César | - |
dc.contributor.author | Carvalhido, Ricardo J. | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T10:31:39Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T10:31:39Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Leitão, R. B., Neves, L., Sá, C., & Carvalhido, R. J. (2020). Educação, Ciência e Património Local: Conceptualização de um curso de pós-graduação para professores. In F. Raposo, F. Regina, & M. Carvalhido (Eds.), Reflexões sobre Património, Educação e Cultura - I Encontro em Património, Educação e Cultura (pp. 43–50). RVJ Editores. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54750-3-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3009 | - |
dc.description.abstract | O modelo para a Autonomia e Flexibilidade Curricular proposta às escolas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho, veio reforçar a operacionalidade do «Perfil de competências dos alunos pretendido para o final da escolaridade obrigatória», mediante uma gestão do currículo mais flexível que se poderá traduzir em práticas educativas mais contextualizadas. Por conseguinte, torna-se fundamental identificar e/ou criar os recursos educativos locais que melhor sirvam estes propósitos, bem como desenvolver as metodologias e dinâmicas adequadas à concretização desta forma adicional de desenvolvimento curricular. No presente trabalho, descreve-se o processo de conceptualização e estruturação da mais recente oferta formativa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Pós-graduação em Educação, Ciência e Património Local que visa, precisamente, dar resposta a estes desafios, contribuindo para que os formandos/professores aprofundem os conhecimentos e capacidades que esta experiência pedagógica exige, englobando também a capacitação para a promoção de práticas colaborativas entre professores e para o respetivo acompanhamento, monitorização e avaliação. No desenho do plano de estudos do curso procurou-se uma estrutura assente em princípios de educação inter e transdiciplinar, assumindo-se todas as componentes estruturantes da matriz curricular-base. Focado numa abordagem conjunta entre o património local e a ciência, considera-se que este curso apresenta particular relevância não só pelo seu carácter inovador relativamente à implementação da Autonomia, Flexibilidade Curricular dos Ensino Básico e Secundário, mas também pelo posicionamento singular que a recém-criada Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica (RECAI), associada ao Projeto Geoparque Litoral de Viana do Castelo, confere à região e respectivas comunidades. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | RVJ Editores | pt_PT |
dc.rights | closedAccess | pt_PT |
dc.subject | Formação pós-graduada | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Ciência | pt_PT |
dc.subject | Património local | pt_PT |
dc.title | Educação, Ciência e Património Local: conceptualização de um curso de pós-graduação para professores | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.date.updated | 2022-11-15T18:15:18Z | - |
dc.description.version | C917-B3FD-1A62 | Maria Luísa Vieira das Neves | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-2518427 | - |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 43 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 50 | pt_PT |
degois.publication.title | Reflexões sobre Património, Educação e Cultura - I Encontro em Património, Educação e Cultura | pt_PT |
degois.publication.location | Portugal | pt_PT |
Aparece nas colecções: | ESE - Artigos em conferência |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_EducaA_A_o_e_PatrimA_nio.pdf Restricted Access | 2.28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.