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Título: Educação, Ciência e Património Local: conceptualização de um curso de pós-graduação para professores
Autores: Leitão, Raquel B.
Neves, Luísa
Sá, César
Carvalhido, Ricardo J.
Palavras-chave: Formação pós-graduada
Educação
Ciência
Património local
Data: 2020
Editora: RVJ Editores
Citação: Leitão, R. B., Neves, L., Sá, C., & Carvalhido, R. J. (2020). Educação, Ciência e Património Local: Conceptualização de um curso de pós-graduação para professores. In F. Raposo, F. Regina, & M. Carvalhido (Eds.), Reflexões sobre Património, Educação e Cultura - I Encontro em Património, Educação e Cultura (pp. 43–50). RVJ Editores.
Resumo: O modelo para a Autonomia e Flexibilidade Curricular proposta às escolas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho, veio reforçar a operacionalidade do «Perfil de competências dos alunos pretendido para o final da escolaridade obrigatória», mediante uma gestão do currículo mais flexível que se poderá traduzir em práticas educativas mais contextualizadas. Por conseguinte, torna-se fundamental identificar e/ou criar os recursos educativos locais que melhor sirvam estes propósitos, bem como desenvolver as metodologias e dinâmicas adequadas à concretização desta forma adicional de desenvolvimento curricular. No presente trabalho, descreve-se o processo de conceptualização e estruturação da mais recente oferta formativa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Pós-graduação em Educação, Ciência e Património Local que visa, precisamente, dar resposta a estes desafios, contribuindo para que os formandos/professores aprofundem os conhecimentos e capacidades que esta experiência pedagógica exige, englobando também a capacitação para a promoção de práticas colaborativas entre professores e para o respetivo acompanhamento, monitorização e avaliação. No desenho do plano de estudos do curso procurou-se uma estrutura assente em princípios de educação inter e transdiciplinar, assumindo-se todas as componentes estruturantes da matriz curricular-base. Focado numa abordagem conjunta entre o património local e a ciência, considera-se que este curso apresenta particular relevância não só pelo seu carácter inovador relativamente à implementação da Autonomia, Flexibilidade Curricular dos Ensino Básico e Secundário, mas também pelo posicionamento singular que a recém-criada Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica (RECAI), associada ao Projeto Geoparque Litoral de Viana do Castelo, confere à região e respectivas comunidades.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3009
ISBN: 978-989-54750-3-2
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