Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3037
Title: | Stress e coping académico: Contributos para a adaptação da escala MMC |
Other Titles: | Academic stress and coping: Contributions to the adaptation of the MMC |
Authors: | Mende, Fritz Leite, João Carvalho, Márcia Goncalves, Teresa Lemos, Marina S. |
Keywords: | Stress e coping Stress académico Estudo qualitativo Adaptação de escala Stress and coping Academic stress Qualitative research Scale adaptation |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Mende, F., Leite, J., Carvalho, M., Gonçalves, T., & Lemos, M. S. (2017). Stress e coping académico: Contributos para a adaptação da escala MMC Academic stress and coping: contributions to the adaptation of the MMC. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(1), 127–132. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2426 |
Abstract: | Este estudo enquadra-se na investigação das estratégias de coping utilizadas perante dificuldades associadas ao quotidiano escolar. Utilizando entrevistas a 30 alunos, o estudo (1) identificou as principais situações geradoras de stress, reconhecendo a importância relativa do stress académico na vida dos alunos, e (2) analisou a validade cultural para o contexto português das situações stressantes usadas na escala Multidimensional Measure of Coping (MMC), avaliando as perceções dos alunos quanto ao nível de stress induzido e controlo percebido relativamente a essas situações. Os resultados confirmaram a importância da escola enquanto fonte significativa de stress, e a adequação da MMC ao contexto português. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3037 |
Appears in Collections: | ESE - Artigos indexados a outros indexadores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mende__Leite__Carvalho__GonA_alves___Lemos__2017.pdf | 316.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.