Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3037
Title: Stress e coping académico: Contributos para a adaptação da escala MMC
Other Titles: Academic stress and coping: Contributions to the adaptation of the MMC
Authors: Mende, Fritz
Leite, João
Carvalho, Márcia
Goncalves, Teresa
Lemos, Marina S.
Keywords: Stress e coping
Stress académico
Estudo qualitativo
Adaptação de escala
Stress and coping
Academic stress
Qualitative research
Scale adaptation
Issue Date: 2017
Citation: Mende, F., Leite, J., Carvalho, M., Gonçalves, T., & Lemos, M. S. (2017). Stress e coping académico: Contributos para a adaptação da escala MMC Academic stress and coping: contributions to the adaptation of the MMC. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(1), 127–132. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2426
Abstract: Este estudo enquadra-se na investigação das estratégias de coping utilizadas perante dificuldades associadas ao quotidiano escolar. Utilizando entrevistas a 30 alunos, o estudo (1) identificou as principais situações geradoras de stress, reconhecendo a importância relativa do stress académico na vida dos alunos, e (2) analisou a validade cultural para o contexto português das situações stressantes usadas na escala Multidimensional Measure of Coping (MMC), avaliando as perceções dos alunos quanto ao nível de stress induzido e controlo percebido relativamente a essas situações. Os resultados confirmaram a importância da escola enquanto fonte significativa de stress, e a adequação da MMC ao contexto português.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3037
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mende__Leite__Carvalho__GonA_alves___Lemos__2017.pdf316.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.