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http://hdl.handle.net/20.500.11960/3043
Título: | Compreender e compreender-se: promover a literacia científica no 5º ano de escolaridade |
Autores: | Santana, Pedro Neves, Luísa |
Palavras-chave: | Ciências naturais 5.º ano de escolaridade Literacia científica Célula - unidade básica de vida |
Data: | 2019 |
Editora: | EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Citação: | Santana, P., & Neves, L. (2019). Compreender e compreender-se: Promover a literacia científica no 5.º ano de escolaridade. In A. Barbosa, A. Peixoto, E. Cunha, F. Fernandes, G. Barbosa, I. Vale, L. Fonseca, L. Saraiva, & L. Neves (Eds.), Livro de atas do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / Proceedings of the 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp. 191–204). EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. https://criaese.wixsite.com/cria2019 |
Resumo: | O ser humano sempre sentiu, e sente, a necessidade inata de aprofundar o seu conhecimento sobre o que o rodeia. É essencialmente através da observação, experimentação e discussão de determinada questão ou fenómeno que o faz e que, com isso, aprende. Mas aprender para simplesmente saber não é suficiente, sendo fundamental que o ensino, particularmente em ciências naturais, se focalize na aproximação do conteúdo curricular ao quotidiano dos alunos, numa perspetiva de literacia científica. Tendo em conta estes pressupostos, o presente estudo foi desenvolvido numa turma do 5.º ano de escolaridade, objetivando aferir as implicações resultantes de uma prática pedagógica promotora de literacia científica nas aprendizagens dos alunos, na compreensão de si mesmos e do mundo onde se inserem e nas suas perceções sobre a disciplina de ciências naturais. Optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo , dando-se primazia a métodos de recolha de dados como a observação, aplicação de questionários, entrevista grupal, análise documental e gravações de áudio. Os resultados apontam no sentido de a ação pedagógica desenvolvida, norteada por objetivos precursores de literacia científica, além de facilitar a aprendizagem dos conteúdos programáticos,contribuiu para um melhor entendimento dos alunos sobre si mesmos e sobre o mundo e para um aumento do apreço pela disciplina de ciências naturais. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3043 |
ISBN: | 978-989-8756-24-4 |
Aparece nas colecções: | ESE - Artigos em conferência |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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