Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3185
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Ana Cristina Coelho-
dc.contributor.authorGonçalves, Claúdia Barbosa-
dc.date.accessioned2023-02-10T10:06:41Z-
dc.date.available2023-02-10T10:06:41Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3185-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, que integra o curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em três partes: a primeira parte refere-se ao enquadramento dos contextos educativos nos quais decorreram as intervenções didáticas, na qual é realizada uma breve descrição dos percursos nas diferentes áreas disciplinares; a segunda parte apresenta o estudo realizado numa turma do 2º Ciclo do Ensino Básico no âmbito da Matemática; a terceira parte corresponde à reflexão final sobre as experiências vividas durante a Prática de Ensino Supervisionada. O estudo descrito na segunda parte do relatório foi realizado na área da Matemática com uma turma do 6.º ano de escolaridade, composta por 26 alunos. Pretendia-se compreender o modo como os alunos mobilizam conhecimentos sobre números racionais na realização de um trilho matemático com a aplicação MathCityMap, tendo-se delineado as seguintes questões de investigação: Q.1. Como se caracteriza o desempenho dos alunos na resolução de tarefas sobre números racionais num trilho matemático com a aplicação MathCityMap?; Q.2. Que atitudes evidenciam os alunos na realização de um trilho matemático com a aplicação MathCityMap? De modo a dar resposta ao problema e às questões orientadoras, o estudo seguiu uma metodologia de investigação de natureza qualitativa num design de estudo de caso, incidindo, particularmente, em dois grupos-caso criteriosamente selecionados. A recolha de dados recaiu sobre toda a turma e foram privilegiadas como principais fontes de recolha de dados a observação participante, notas de campo, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista, registos escritos produzidos pelos alunos e registos audiovisuais, nomeadamente o recurso a fotografias e áudios. Com a análise de dados realizada, tendo por base os grupos-caso mas também a turma, foi possível concluir que o trilho matemático possibilitou consolidar e aplicar os conhecimentos previamente aprendidos pelos alunos nas aulas, principalmente no que refere ao tema dos números racionais. De uma forma geral, os alunos vii apresentaram um desempenho bastante positivo na resolução das tarefas propostas, contudo revelaram algumas dificuldades que se centraram maioritariamente na compreensão dos enunciados, na explicitação do raciocínio/estratégias utilizadas e em alguns conceitos, nomeadamente os diferentes significados e representações dos números racionais e o conceito de frações equivalentes. No que se refere à natureza das estratégias, destacam-se as estratégias analíticas como as mais utilizadas, contudo, houve uma tarefa em que a turma optou por estratégias visuais e mistas, considerando que era a maneira mais fácil de resolver. Ao longo do trilho, os alunos demonstraram interesse na utilização do MathCityMap, por ser um recurso digital e pelas diversas funcionalidades que apresenta, nomeadamente as sugestões e a exploração do mapa. Além disso, revelaram que esta abordagem facilitou a aprendizagem. Quanto às atitudes, globalmente compreenderam aspetos da importância e da utilidade da matemática no dia a dia, demonstraram interesse, motivação e envolvimento na resolução das tarefas, com o MathCityMap, evidenciando uma crescente autoconfiançapt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice, which is part of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. It is divided in three parts: the first one, refers to the description of the educational contexts in which the didactic intervention took place and of the different paths taken in the different curricular areas; the second part, presents the conducted study with a group of 6th grade students in the scope of Mathematics; the third part is the final reflection about the acquired experiences during the Supervised Teaching Practice. The referred study was conducted with a 6th grade class, composed by 26 students, in the field of Mathematics. It was intended to understand the way students mobilize their knowledge about rational numbers when carrying out a math trail with MathCityMap. The following research questions were formulated: Q.1. How can we characterize the performance of students when solving tasks about rational numbers on a math trail with MathCityMap?; Q.2. Which attitudes do students present when they execute a math trail with MathCityMAP? The study followed a qualitative research methodology in a case study design, focusing particularly, in two carefully selected cases. The data collection involved the whole classroom and used as main sources the participant observation, field notes, questionnaire, interview, written records produced by the students and audio-visual records, such as photographs and audios. With the data analysis conducted it was possible to conclude that the realization of the math trail made it possible to consolidate and apply the mobilized previously learned knowledge during the classes, especially about rational numbers. In a general way, the students showed a very positive performance in solving the proposed tasks, although some difficulties were revealed, especially in the comprehension of the enunciations and explaining the reasoning/strategies used, especially the different meanings and representations of the rational numbers and the equivalent fractions concept. In what concerns to the strategy nature, the analytic strategies are highlighted as the most used by the students to perform their tasks, ix although, in a specific task, the classroom had chosen visual and mixed strategies as the easiest way to solve the task. The students had shown interest in MathCityMap along the path, because it was a digital resource and by its different functionalities, such as the suggestions and the map exploration. Regarding the attitudes, the use of mathematics and its importance in everyday life was globally understood, they also showed interest, motivation and engagement while solving the tasks with MathCityMap involvement, evidencing a growing self-confidence throughout the trail.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectNúmeros racionaispt_PT
dc.subjectMatemática fora da sala de aulapt_PT
dc.subjectTrilho matemáticopt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectRational numberspt_PT
dc.subjectMathematics outside the classroompt_PT
dc.subjectMath trailpt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectAttitudespt_PT
dc.titleUtilização do MathCityMap num trilho matemático sobre números racionais: um estudo no 6.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203181484pt_PT
Aparece nas colecções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Claudia_Goncalves.pdf4.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.