Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3207
Title: Projecto Ancoragem: um programa inovador face ao abandono académico no Ensino Superior
Authors: Faria, Carla
Rodrigues, Ana Sofia
Ferraz, Marlene
Bastos, Alice
Keywords: Ensino superior
Abandono/drop-outs
Sucesso académico
Inovação no ensino superior
Issue Date: 2018
Publisher: Aurelio Villa Sánchez
Citation: Faria, C., Rodrigues, A. S., Ferraz, M., & Bastos, A. (2018). Projecto Ancoragem: um programa inovador face ao abandono académico no Ensino Superior. In A. Villa Sánchez (Ed.), Tendencias actuales de las transformaciones de las universidades en una nueva sociedad digital (pp. 493–503). Foro Internacional de Innovación Universitaria.
Abstract: O es deve promover resultados educativos múltiplos que permitam ao estudante finalizar a sua frequência com sucesso, reunindo competências e capacidades que o preparem para a participação social ativa. Uma questão tem vindo a ser alvo de atenção de investigadores e órgãos de gestão das ies – perda de estudantes. A literatura designa este fenómeno por drop-out e aponta para taxas elevadas no es com implicações para a trajetória desenvolvimental dos estudantes. Face às transformações profundas que o es português sofreu, o drop-out tem assumido contornos distintos, existindo indicadores relativos ao crescimento da perda de estudantes e do insucesso académico. Assim, desenvolveu-se o projecto ancoragem com os objetivos de caracterizar o drop-out; identificar o tipo e motivos de drop-out; e desenvolver medidas de ancoragem e de promoção do sucesso académico. O projecto encontra-se estruturado em três fases: sinalização dos drop-outs; caracterização e identificação dos motivos de drop-out; e desenho de medidas de ancoragem e promoção do sucesso académico. Os estudantes que abandonam são maioritariamente do género masculino, solteiros, do 1º ano, acederam ao es pelo regime geral e de cursos das engenharias/tecnologias, com idade média de 29 anos. Os principais tipos e motivos do abandono são o stop-out e o drop-out; condições pessoais e insatisfação com o curso/instituição respetivamente.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3207
ISBN: 978-84-15045-19-9
Appears in Collections:ESA - Capítulo de livros
ESE - Capítulo de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capitulo_Tendencias_Actuales_2018.pdf8.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.