Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3210
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa-
dc.contributor.advisorTavares, Daniel dos Santos-
dc.contributor.authorMartins, Ana Rita Vieira-
dc.date.accessioned2023-02-20T14:30:52Z-
dc.date.available2023-02-20T14:30:52Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3210-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ao longo deste trabalho, encontram-se contextualizados os dois contextos educativos, nos quais foi realizada a PES, bem como os percursos de intervenção feitos em cada um. É apresentado, também, o enquadramento da problemática em estudo e, por fim, uma reflexão geral sobre a PES. Cada vez mais a leitura é reconhecida como fundamental para o desenvolvimento de diversas competências e, por isso, deve ser um ato regular na vida das crianças e das suas famílias. Apesar de nem todas as crianças apresentarem os mesmos hábitos de leitura, cabe ao educador e à família incutir nelas esses hábitos, para que se tornem bons leitores e sintam prazer e interesse pela leitura e pelo contacto com os livros. O estudo realizado foi desenvolvido num grupo de crianças do pré-escolar, com idades compreendidas entre três e seis anos, e partiu da questão “De que forma um programa de leitura pode potenciar o gosto pelo livro e pela leitura?”. Para dar resposta a esta questão, estabeleceram-se quatro objetivos principais: i) respeitar o livro, enquanto pertença comum; ii) estimular na criança o prazer e gosto pela leitura; iii) promover momentos de leitura em família; iv) conhecer o que as crianças privilegiam nas histórias que ouvem. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, com design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de observação participante, de questionário e entrevista semiestruturada, registos realizados pelas crianças e meios audiovisuais. Os resultados demonstraram que a implementação do programa de leitura contribuiu para o desenvolvimento nas crianças do gosto pela leitura e pelos livros e para o aumento do tempo de leitura em contexto familiar.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice (SEP), part of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. Throughout this work, the two educational contexts in which the SEP was carried out are contextualized, as well as the intervention paths taken in each one. It also presents the framework of the problem under study and, finally, a general reflection on the SEP. Reading is increasingly recognized as fundamental to the development of various skills and, therefore, should be a regular act in the lives of children and their families. Although not all children have the same reading habits, it is up to the educator and the family to instill these habits in them so that they become good readers and feel pleasure and interest in reading and in contact with books. The study was developed in a group of preschool children, aged between three and six years old, and was based on the question "How can a reading program enhance the taste for books and reading?" To answer this question, four main objectives were established: i) respect the book, as a common belonging; ii) stimulate in the child the pleasure and taste for reading; iii) promote family reading moments; iv) know what children prefer in the stories they hear. We chose a qualitative methodology, with a case study design. Data were collected through participant observation, questionnaire and semi-structured interview, records made by the children and audiovisual media. The results showed that the implementation of the reading program contributed to the development of the children's taste for reading and books and to the increase of reading time in the family context.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectPreschool Educationpt_PT
dc.titleLivros itinerantes: um projeto no âmbito da Educação Pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid203228634pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Rita_Martins.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.