Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3211
Title: Contar histórias na Educação Pré-escolar: uma proposta de exploração
Authors: Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa
Tavares, Daniel dos Santos
Brito, Adelina Cláudia Rio de
Keywords: Literatura infantil
Educação Pré-escolar
Histórias
Aprendizagens
Children's literature
Pre-school Education
Stories
Learning
Issue Date: 6-Feb-2023
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este projeto de investigação foi levado a cabo com um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar com o propósito de mostrar a importância da leitura de histórias, recorrendo a diversas estratégias, para fomentar o gosto pelo livro, adquirir hábitos de leitura e promover múltiplas aprendizagens em variados domínios, nomeadamente linguístico, afetivo e estético. É através das histórias que as crianças desenvolvem a imaginação, a criatividade, a oralidade, ampliam o seu vocabulário, adquirem valores para a vida, estimulam o seu espírito crítico, o que lhes proporciona inúmeros conhecimentos que as fazem sonhar e crescer e, além de tudo, incentiva o gosto pela leitura, promovendo competências no domínio da literacia. Neste sentido, o educador de infância tem um papel fulcral, uma vez que deve selecionar livros adequados à faixa etária e que vão ao encontro dos interesses das crianças, com o intuito de promover, através da leitura das histórias, momentos de aprendizagem. O estudo deste projeto partiu, então, da seguinte questão: Qual o papel da leitura de histórias na promoção do gosto pela leitura e na promoção de variadas aprendizagens? Para responder a tal questão, foram delineados os seguintes objetivos de investigação: i) Conhecer os hábitos de leitura das crianças em contexto familiar; ii) Conhecer as representações das crianças sobre os livros e a leitura; iii) Estimular na criança o prazer e o gosto pela leitura; iv) Demonstrar a importância da escolha consciente do corpus literário, destacando a relevância da riqueza vocabular (dimensão linguística), dos valores intrínsecos à história (dimensão afetiva) e do sentido estético do texto (dimensão estética); v) Recorrer a diferentes estratégias na leitura de histórias; vi) Conhecer o que as crianças privilegiam nas histórias que ouvem. A nível metodológico, trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, recorrendo à observação participante, ferramentas audiovisuais, entrevistas e questionários. Os resultados permitiram perceber que a leitura de histórias teve um impacto positivo no grupo de crianças, contribuindo para o enriquecimento lexical e potenciando o desenvolvimento de competências afetivas e de valorização do sentido estético dos textos
This report was written within the scope of the Supervised Teaching Practice course unit of the Master's Degree in Pre-school Education and Basic School Teacher Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. This research project was carried out with a group of pre-school children with the purpose of showing the importance of reading stories, using different strategies, to promote the taste for books, acquire reading habits and promote multiple learning in several areas, namely linguistic, affective and aesthetic. It is through stories that children develop their imagination, creativity, orality, expand their vocabulary, acquire values for life, stimulate their critical spirit, which provides them with countless knowledge that makes them dream and grow and, above all, encourages a taste for reading, promoting literacy skills. In this sense, the kindergarten teacher has a key role, since he or she must select books that are appropriate to the age group and that meet the children's interests, in order to promote learning moments through the reading of stories. The study of this project began with the following question: What is the role of reading stories in promoting a taste for reading and promoting various learning experiences? To answer such a question, the following research objectives were outlined: i) To know the children's reading habits in family context; ii) To know the children's representations about books and reading; iii) To stimulate in the child the pleasure and taste for reading; iv) To demonstrate the importance of the conscious choice of the literary corpus, highlighting the relevance of the richness of the vocabulary (linguistic dimension), the intrinsic values of the story (affective dimension) and the aesthetic sense of the text (aesthetic dimension); v) To use different strategies in the reading of stories; vi) To know what children privilege in the stories they listen to. At the methodological level, this is a qualitative study, using participant observation, audiovisual tools, interviews and questionnaires. The results showed that reading stories had a positive impact on the group of children, contributing to lexical enrichment and fostering the development of affective skills and appreciation of the aesthetic sense of the texts.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3211
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adelina_Brito.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.