Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3215
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa-Pereira, Fátima-
dc.contributor.authorLeite, Carlinda-
dc.date.accessioned2023-02-23T15:35:50Z-
dc.date.available2023-02-23T15:35:50Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSousa-Pereira, F., & Leite, C. (2019). Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores. Educação, Ciência e Cultura, 24(1), 113-122. https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.5603pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3215-
dc.description.abstractO artigo analisa a medida política portuguesa relativa aoPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectPerfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriapt_PT
dc.subjectPolítica educativa em Portugalpt_PT
dc.subjectModos de trabalho pedagógicopt_PT
dc.subjectInitial teacher trainingpt_PT
dc.subjectStudents profile leaving compulsory educationpt_PT
dc.subjectEducation policy in Portugalpt_PT
dc.subjectPedagogical approachespt_PT
dc.titlePolítica do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professorespt_PT
dc.title.alternativeStudents profile leaving compulsory education policy and challenges for teacher trainingpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2023-02-16T10:53:34Z-
dc.description.versionA11D-C969-8086 | Maria de Fátima de Sousa Pereira-
dc.description.versionN/A-
dc.identifier.slugcv-prod-3143101-
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5603pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage113pt_PT
degois.publication.lastPage122pt_PT
degois.publication.volume24pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.titleEducação, Ciência e Culturapt_PT
degois.publication.locationBrazilpt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.5603-
Aparece nas colecções:ESE - Artigos indexados a outros indexadores



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.