Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3215
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa-Pereira, Fátima | - |
dc.contributor.author | Leite, Carlinda | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-23T15:35:50Z | - |
dc.date.available | 2023-02-23T15:35:50Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Sousa-Pereira, F., & Leite, C. (2019). Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores. Educação, Ciência e Cultura, 24(1), 113-122. https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.5603 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3215 | - |
dc.description.abstract | O artigo analisa a medida política portuguesa relativa aoPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória | pt_PT |
dc.subject | Política educativa em Portugal | pt_PT |
dc.subject | Modos de trabalho pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Initial teacher training | pt_PT |
dc.subject | Students profile leaving compulsory education | pt_PT |
dc.subject | Education policy in Portugal | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical approaches | pt_PT |
dc.title | Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores | pt_PT |
dc.title.alternative | Students profile leaving compulsory education policy and challenges for teacher training | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.date.updated | 2023-02-16T10:53:34Z | - |
dc.description.version | A11D-C969-8086 | Maria de Fátima de Sousa Pereira | - |
dc.description.version | N/A | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-3143101 | - |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5603 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 113 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 122 | pt_PT |
degois.publication.volume | 24 | pt_PT |
degois.publication.issue | 1 | pt_PT |
degois.publication.title | Educação, Ciência e Cultura | pt_PT |
degois.publication.location | Brazil | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.5603 | - |
Aparece nas colecções: | ESE - Artigos indexados a outros indexadores |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Revista_Educ_Cienc_e_Cultura_Politica_do_perfil_dos_alunos_e_desafios_para_FormaA_ao_Professores_marA_o2019.pdf | 175.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.