Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3226
Title: Estudo de caso : gestão em responsabilidade social fator de sucesso da empresa Petrobras S.A.
Authors: Rodrigues, Paulo
Silva Junior, Sebastião Marcondes da
Keywords: Responsabilidade social
Sustentabilidade
Meio ambiente
Social
Gestão organizacional
Social responsibility
Sustaintability
Environment
Social
Organizational management
Responsabilidad social
Sostenibilidad
Medio ambiente
Gestión organizativa.
Issue Date: 18-Jan-2023
Abstract: A Responsabilidade Social (R.S.) refere-se à noção de ética nos negócios, no social e no desenvolvimento sustentável (Rodrigues, 2012) e incluída pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2004 dentro do termo “ESG” – sigla em inglês que significa “Environmental, Social and Governance”, correspondendo às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização (Pacto Global Org., 2019). Entendendo a importância deste tema na atualidade, pretendeu-se neste estudo de caso verificar a “Gestão de Responsabilidade Social” como sendo factor de sucesso empresarial da Petrobras S.A - empresa brasileira de Óleo e Gás. Sendo o significado de sucesso empresarial muito abrangente, neste estudo a investigação aborda o "sucesso" em relação a uma das mais importantes partes interessadas - os colaboradores da empresa. Face a todas as questões envolvidas dentro do tema ESG, esta pesquisa optou por estudar uma empresa de grande porte e vetor de disseminação de boas práticas empresariais para outras empresas no Brasil – a Petrobras S.A. Com este perfil, a empresa pode gerar um necessário convencimento dos líderes e colaboradores brasileiros sobre o tema. Desta forma, foi fulcral procurarmos responder à questão central neste estudo de caso: A Responsabilidade Social é fator de sucesso para a empresa Petrobras S.A. ? Para tanto, procurou verificar a literatura acerca do tema, apresentar a empresa Petrobras, avaliar seus resultados de rendibilidade e de sustentabilidade, para depois conferir por meio de dezoito (18) entrevistas semiestruturadas com seus colaboradores e da análise de conteúdo temática destas transcrições (Bardin, 2021), que os seus colaboradores percebem que a Gestão da empresa em Responsabilidade Social contribui para o desenvolvimento da sua cultura organizacional e que com isso há correspondência na valorização dos seus colaboradores e no sucesso empresarial desta empresa.
Social Responsibility (S.R.) refers to the notion of ethics in business, social and sustainable development (Rodrigues, 2012) and included by the United Nations Organization (UN) since 2004 within the term "ESG" - English acronym that stands for "Environmental, Social and Governance", corresponding to the environmental, social and governance practices of an organization (Global Compact Org., 2019). Understanding the importance of this topic nowadays, it was intended in this case study to verify the "Social Responsibility Management" as being a factor of corporate success of Petrobras S.A - a Brazilian Oil and Gas company. Since the meaning of business success is very broad, in this study the research addresses "success" in relation to one of the most important stakeholders - the company's employees. Given all the issues involved within the ESG theme, this research chose to study a large company and a vector for the dissemination of good business practices to other companies in Brazil - Petrobras S.A. With this profile, the company can generate a necessary convincing of Brazilian leaders and employees on the subject. Thus, it was central to try to answer the central question in this case study: Is Social Responsibility a success factor for the company Petrobras S.A. ? To this end, it sought to check the literature on the subject, present the company Petrobras, evaluate its profitability and sustainability results, to then perceive through eighteen (18) semi-structured interviews with its employees and thematic content analysis of these transcripts (Bardin, 2021), that its employees perceive that the company's Management in Social Responsibility contributes to the development of its organizational culture and that with this there is a correspondence in the appreciation of its employees and the business success of this company.
La Responsabilidad Social (R.S.) se refiere a la noción de ética en los negocios, social y de desarrollo sostenible (Rodrigues, 2012) e incluida por la Organización de las Naciones Unidas (ONU) desde 2004 dentro del término "ESG" -acrónimo inglés que significa "Environmental, Social and Governance", correspondiente a las prácticas ambientales, sociales y de gobierno de una organización (Global Compact Org., 2019). Entendiendo la importancia de este tema en la actualidad, se pretendió en este estudio de caso verificar la "Gestión de la Responsabilidad Social" como un factor de éxito empresarial de Petrobras S.A - Empresa Brasileña de Petróleo y Gas. Dado que el significado del éxito empresarial es muy amplio, en este estudio la investigación aborda el "éxito" en relación con una de las partes interesadas más importantes: los empleados de la empresa. Teniendo en cuenta todas las cuestiones involucradas en el tema ESG, esta investigación eligió estudiar una gran empresa y un vector para la difusión de buenas prácticas empresariales a otras empresas en Brasil - Petrobras S.A. Con este perfil, la empresa puede generar un necesario convencimiento de los líderes y empleados brasileños sobre el tema. Por lo tanto, era fundamental tratar de responder a la pregunta central de este estudio de caso: Es la responsabilidad social un factor de éxito para la empresa Petrobras S.A.? Para ello, se buscó verificar la literatura sobre el tema, presentar a la empresa Petrobras, evaluar sus resultados de rentabilidad y sostenibilidad, para luego percibir a través de dieciocho (18) entrevistas semiestructuradas a sus empleados y el análisis de contenido temático de estas transcripciones (Bardin, 2021), que sus empleados perciben que la Gestión en Responsabilidad Social de la empresa contribuye al desarrollo de su cultura organizacional y que con ello hay correspondencia en la valoración de sus empleados y el éxito empresarial de esta empresa.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3226
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sebastiao_Silva_Junior.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.