Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3243
Title: Cidadania & poesia: uma por dia não sabes o bem que te fazia
Authors: Pinto, Ana Isabel de Sousa Ferreira
Ribeiro, Inês Dias Carvalhido de Lima
Keywords: Poesia
Cidadania
Valores cívicos
Luísa Ducla Soares
Aula de português
Poetry
Citizenship
Civic values
Luísa Ducla Soares
Portuguese class
Issue Date: 30-Jan-2023
Abstract: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, a qual foi desenvolvida no primeiro e no segundo Ciclos do Ensino Básico. O estudo, que nele se integra, foi implementado no 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de quinto ano de escolaridade, com 20 alunos, e centra-se na disciplina de português. O problema desta investigação foi perceber como trabalhar a Cidadania através da poesia na aula de português. Para tal, foram definidas, primeiramente, as seguintes questões, nomeadamente, “Que estratégias permitem trabalhar a cidadania a partir da poesia?”; “Como é que os alunos conseguem estabelecer uma ligação entre os interditos poéticos e a cidadania? “Quais os conhecimentos, competências e atitudes a desenvolver para se ser competente na leitura poética?” e “Em que momento da aula de português essa relação acontece mais frequentemente?”. Adotando um método de investigação próximo do estudo de caso, utilizou-se uma metodologia, maioritariamente, qualitativa, tendo como instrumentos de recolha de dados a observação, os documentos dos alunos e os dois questionários implementados à prior e à posteriori das tarefas efetuadas com os alunos. Para a análise dos dados fez-se a comparação das respostas dadas pelos alunos no questionário inicial e final criando-se categorias de análise de modo a efetuar uma análise mais objetiva dos dados. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos, após as atividades efetuadas, passaram a saber explicar o que são valores cívicos e a dar exemplos. Através da leitura dos poemas os alunos conseguiam identificar cada vez com mais mestria as suas problemáticas e, consequentemente, a explicar mais profundamente quais os valores que se encontravam e que não se encontravam no poema, compreendendo que para além dos valores como, respeito, empatia, tolerância, entre outros, a valorização da pessoa, numa sociedade tão consumista, materialista e individualista é cada vez mais importante. Isto quererá dizer que através da obra poética de Luísa Ducla Soares é possível ensinar a ler nas entrelinhas, a trabalhar a Cidadania e a refletir sobre as críticas que esta efetua à sociedade.
This report was developed in the context of the Supervised Teaching Practice of the Master's in Teaching in the1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. It was developed in the first and second cycle of basic education. This study was implemented in the 2nd cycle of basic education, in a fifth grade class with 20 students, and focuses on the subject of Portuguese. The main goal of this research was to understand how to reflect on citizenship through poetry in the Portuguese class. First, were defined the research questions, "What strategies allow working citizenship from poetry?"; "How can students establish a connection between poetic interdicts and citizenship? "What knowledge, skills, and attitudes should be developed to be competent in poetic reading?" and "At what moment of the Portuguese class does this relationship happen most often?". The research method used was close to the case study, a mostly qualitative methodology was used, with observation, student documents, and two questionnaires implemented before and after the tasks performed with the students as data collection tools. For data analysis, the answers given by the students in the initial and final questionnaires were compared, creating analysis categories in order to make a more objective data analysis. The results of this study revealed that the students, after the activities carried out, were able to explain what civic values are in their own words and to give exemples. Through the reading of the poems, the students were able to identify their problems more accurately and, consequently, to explain more deeply which values were and were not found in the poem, understanding that besides values such as respect, empathy, tolerance, among others, the valorization of the person, in such a consumerist, materialist, and individualist society, is even more important. This means that through the poetic work of Luísa Ducla Soares it is possible to teach how to read between the lines, to work on Citizenship, and to reflect on the criticism it makes to society.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3243
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ines_Ribeiro.pdf5.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.