Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3279
Título: Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal)
Autores: Nogueira, Joana Lopes Teixeira
Simões, Sara Cristina Militão
Palavras-chave: Montanha
Multifuncionalidade
Sistemas socio-ecológicos
Comunidade local
Data: 30-Dez-2020
Citação: Nogueira, J. & Simões, S. (2020) Os desafios da revitalização de aldeias de montanha e da gestão sustentável de agroecossistemas multifuncionais na montanha do Alto Minho (Portugal). Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability, v. 2, Nº1, DOI:10.52719/bjas.v2i2.3805
Resumo: O desafio para os territórios de montanha do noroeste de Portugal é a revitalização das suas comunidades locais, cujo papel se considera determinante na produção de serviços ambientais para a sociedade. A economia camponesa, outrora dominante, foi-se transformando, em virtude das dinâmicas socio-económicas e das políticas públicas desenhadas para estas regiões. A agropecuária manteve-se como principal utilizadora do espaço, mas já não em exclusiva dependência dos recursos naturais locais, nem ocupando a totalidade das famílias. A expansão do turismo tem gerado novas oportunidades económicas e reforçado a importância da paisagem agro-pastoril. Neste quadro, estudamos a adaptação das comunidades a estas novas dinâmicas, para perceber se os atuais modelos de intervenção e medidas de política estão a potenciar a transição para uma economia multifuncional sustentável. Adotamos uma metodologia participativa, à escala de uma comunidade local (aldeia), combinando as técnicas de entrevista em profundidade, focus-group, questionários e ações de envolvimento e demonstração. Com este envolvimento das pessoas e das organizações locais, clarificamos as perspetivas dos vários atores e os desafios dessa transição. Conclui-se pela importância de apostar em mecanismos participados de debate e decisão, apoiados em dados de monitorização à escala local, para uma gestão adaptativa capaz de gerir as tensões criadas pelas mudanças em curso, assegurando a desejável conciliação entre os objetivos sociais, económicos e ecológicos, em busca de novos equilíbrios entre pessoas e natureza.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3279
ISSN: 2675-1712
Aparece nas colecções:ESA - Artigos indexados a outros indexadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
20_-Artigo_BJAS_Os_desafios....pdf1.79 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.