Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3296
Title: Aprendizagem da Geometria no 2º Ciclo do Ensino Básico para a promoção de uma Educação Artística Multicultural
Authors: Almeida, Carlos Aberto dos Santos
Lopes, Adam Neves
Keywords: Geometria
Educação Artística
Multiculturalidade
Geometry
Art Education
Multiculturalism
Issue Date: 10-Feb-2023
Abstract: As sociedades atuais avançam num nível frenético em praticamente todos os domínios do conhecimento humano, tornando-se cada vez mais competitivas, deste modo, cabe as escolas acompanharem esses avanços por adaptarem às mudanças e criarem novas metodologias do processo ensino e aprendizagem, por forma a proporcionarem aos seus educandos um ensino que priorize a qualidade, a inovação e o desenvolvimento das capacidades dos alunos em todos os domínios do saber humano. O ensino da geometria desde os primeiros anos escolares é um conteúdo imprescindível para a formação do pensamento criativo, espacial e intelectual do aluno e, ainda para a própria compreensão da sua realidade, quer em termos concretos como abstratos. Nesta perspetiva, fomentar o processo de ensino e aprendizagem da geometria no 2º Ciclo do Ensino Básico, figurou-se como o objetivo maior deste estudo. A presente dissertação enuncia um trabalho investigativo realizado no contexto educativo Cabo-Verdiano, na ilha de Santiago, cidade da Praia, na escola básica de Achada Limpo numa turma do 8º ano composta por vinte e três alunos, com idade compreendida entre os 12 aos 16 anos, durante as aulas de Educação Artística. O presente estudo tem como objetivo potencializar o processo de aprendizagem da geometria no 2º Ciclo do Ensino Básico, promovendo, deste modo, uma Educação Artística multicultural. O tipo de metodologia selecionado para o estudo foi a investigação-ação. Deste modo, a investigação recorreu a diversos instrumentos de recolhas de dados, privilegiando questionários e entrevistas. Apurou-se, através dos resultados obtidos que proporcionar aos alunos o conhecimento e a valorização do património artístico e da geometria a ela associada numa perspetiva multicultural, aumenta o nível de motivação, pensamento crítico, autonomia, responsabilidade e criatividade perante o estudo dos conceitos geométricos, consoante as estratégias e atividades diversificadas adotadas neste estudo. Em síntese, este estudo parece ser uma proposta válida, com o potencial de agregar um ensino inovador e dinâmico da geometria e, ao mesmo tempo, fomentadora do processo ensino e aprendizagem.
Today’s societies are advancing at a frenzied level in every domain of human knowledge, becoming increasingly competitive, thus, it is up to schools to monitor these advances by adapting them to changes and creating new teaching and learning process methodologies, so as to provide their pupils with a teaching that prioritizes quality, innovation and building capacity in all fields of human knowledge. The teaching of geometry since the first school years is an essential content for the formation of the student’s creative, spatial and intellectual thinking and, for their own understanding of reality, either in concrete as for abstract terms. The main objective of this study is fostering the process of teaching and learning geometry in the 2nd cycle of Elementary School. This dissertation sets out an investigative work carried out in the educational Cape Verdean context, on the island of Santiago, city of Praia, in the basic school of Achada Limpo in an 8th grade class composed of twenty-three students, aged between 12 and 16 years, during the Artistic Education classes. This study aims to enhance the process of learning geometry in the 2nd cycle of elementary school, thus promoting a multicultural Artistic Education. The type of methodology selected for the study was action-research. Thus, the investigation resorted to various data collection instruments, giving priority to questionnaires and interviews. The results showed that providing students with knowledge and appreciation of the artistic heritage and geometry associated with it from a multicultural perspective increases the level of motivation, critical thinking, autonomy, responsibility and creativity towards the study of geometric concepts, based on the variety of strategies and activities adopted in this study. In summary, this study seems to be a valid proposal, with the potential to add an innovative and dynamic teaching of geometry and, at the same time, foster the teaching and learning process.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3296
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adam_Lopes.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.