Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3299
Título: Acontecimentos de vida e envelhecimento: Uma leitura individual e qualitativa - Parte II
Outros títulos: Life events and aging: An individual and qualitative analysis - Part II
Acontecimientos de vida y envejecimiento: Una lectura Individual y cualitativa - Parte II
Autores: Faria, Carla
Monteiro, Joana
Bastos, Alice
Palavras-chave: Acontecimentos de vida
Adaptação
Bem-estar psicológico
Envelhecimento
Métodos mistos
Life events
Adaptation
Psychological well-being
Aging
Mixed methods
Eventos de vida
Adaptación
Bienestar psicológico
Envejecimiento
Métodos mixtos
Data: 11-Out-2020
Citação: Faria, C., Monteiro, J., & Bastos, A. (2020). Acontecimentos de vida e envelhecimento: Uma leitura individual e qualitativa - Parte II. Egitania Sciencia, 2(7), 187–201. https://doi.org/https://doi.org/10.46691/es.v0i0400
Resumo: RESUMO O envelhecimento pode ser encarado como processo dinâmico de ganhos e perdas ao longo da vida, atravessado por acontecimentos de vida normativos e não-normativos. O tipo, timing, sequência e combinação de acontecimentos influencia a qualidade das trajetórias de vida. O presente estudo pretende aprofundar o conhecimento do processo adaptativo, na sequência de um estudo comparativo – Projeto AgeNORTC. Foram selecionados 10 casos extremos, situados no percentil 75 em escalas do bem-estar de Ryff. A recolha de dados fez-se com entrevista semiestruturada e a sua análise seguiu o procedimento de análise de conteúdo proposto por Creswell (2009), assente numa abordagem indutiva estruturada em cinco fases: preparar os dados, conduzir as análises, perceber os dados, representar os dados, e interpretar o seu significado. Globalmente, a análise de conteúdo permitiu identificar: (1) acontecimentos de vida normativos (ex., entrada para a escola) e não normativos (ex., desemprego); (2) acontecimentos normativos dentro e fora do timing (ex., perda dos pais na infância); (3) uma cascata de acontecimentos. Estes resultados apontam para a relevância da plasticidade humana nos processos adaptativos. ABSTRACT Aging can be understood as a dynamic process with gains and losses throughout life, punctuated by normative and nonnormative life events. The type, timing, sequence, and combination of events influences the quality of life trajectories. The present study aims to understand the adaptive process, in the sequence of a comparative study – AgeNortC Project. The participants are 10 extreme cases that presented scores in the 75 percentile in Ryff’s well-being scales. Data collection was performed with a semi structured interview and the content analysis followed the data analysis process proposed by Creswell (2009), based on an inductive approach structured in five steps: preparing data, conducting analysis, perceiving data, representing the data, and interpret its meaning. Globally, the content analysis allowed the identification of: (1) normative (ex., school) and nonnormative life events (ex., unemployment); (2) normative life events within and outside timing (ex., parent’s death in childhood); (3) a cluster of events. These results point towards the relevance of human plasticity in adaptive processes. RESUMEN El envejecimiento puede verse como un proceso dinámico de ganancias y pérdidas a lo largo de la vida, atravesado por eventos normativos y no normativos. El tipo, momento, secuencia y combinación de eventos influyen en la calidad de las trayectorias de vida. El presente estudio tiene la intención de profundizar el conocimiento del proceso de adaptación, siguiendo un estudio comparativo - Proyecto AgeNORTC. Se seleccionaron 10 casos extremos, ubicados en el percentil 75 en las escalas de bienestar de Ryff. Los datos fueron recolectados con entrevista semiestructurada y su análisis siguió el procedimiento de análisis de contenido propuesto por Creswell (2009), basado en un enfoque inductivo estructurado en cinco fases: preparar los datos, realizar el análisis, percibir los datos, representarlos e interpretar su significado. Globalmente el análisis de contenido permitió identificar: (1) eventos de vida normativos (por ejemplo, entrada a la escuela ) y no normativos (por ejemplo, desempleo); (2) eventos de vida normativos dentro y fuera del tiempo (por ejemplo, pérdida de los padres en la infancia); (3) una cascada de eventos. Estos resultados apuntan a la relevancia de la plasticidad en los procesos adaptativos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3299
ISSN: 1646-8848
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