Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3326
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dc.contributor.advisorSoares, Liliana-
dc.contributor.advisorCabral, Ricardo-
dc.contributor.authorSilva, Luana Maria Barbosa-
dc.date.accessioned2023-05-19T14:14:03Z-
dc.date.available2023-05-19T14:14:03Z-
dc.date.issued2023-04-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3326-
dc.descriptionMestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste estudo tem como propósito comprovar em que medida o processo criativo entre a tradição e a inovação pode ser determinante para o desenho e o desenvolvimento de novos produtos de acessórios de moda veiculadores de cultura. A investigação desenvolve-se a partir de hipóteses de projeto que consideram o conceito de Design Chão (Costa, 1998) e a noção de Sistema Produto (Zurlo, 2003) como possibilidades para alcançar produtos com significado para a vida das pessoas. De igual modo, a presente investigação beneficia do conceito de Design Comprometido (Costa, 1998), responsabilizando-se a criar ligações com agentes de natureza diferente, mas do mesmo lugar, estimulando a sustentabilidade do tecido empresarial local. Nomeadamente, este estudo tira partido de parcerias com a Câmara Municipal de Vila Verde, no Norte de Portugal e com outras entidades como, por exemplo, ateliers de costura, lojas locais e empresas com contactos que forneceram apoio ou materiais para a realização deste projeto. Em termos metodológicos utiliza-se uma metodologia mista, não intervencionista e intervencionista, qualitativa e quantitativa, combinada no método do Co-Design (Zamenopoulos, Alexiou, 2018) e, por esta razão, dividida em quatro fases distintas – a procura, o conhecimento e o significado; as reflexões; as ideias futuras; e a prototipagem das ideias e conceitos. No desenrolar do projeto a parte colaborativa assenta na realização de inquéritos realizados a residentes e visitantes de Vila Verde, bem como as visitas feitas às bordadeiras, associadas ao espaço Namorar Portugal, desenvolvendo um enriquecimento em experiências culturais. Finalizando, o resultado deste processo provoca a geração de experiências de emoção e conhecimento. Por um lado, desenvolvendo produtos de acessórios de moda veiculadores da cultura local. Por outro lado, trabalhando com diferentes parceiros e testando os produtos finais com as pessoas. Com esta investigação espera-se demonstrar que a criação de ligações entre o passado e o presente, à luz dos novos desenvolvimentos, pode ser uma oportunidade para gerar novos produtos com significado e, eventualmente, provocar a sustentabilidade e a inovação.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to prove to what extent the creative process between tradition and innovation can be decisive for the design and development of new fashion accessory products that convey culture. The investigation is developed from project hypotheses that consider the concept of Design Floor (Costa, 1998) and the notion of Product System (Zurlo, 2003) as possibilities to achieve products with meaning for people's lives. Likewise, the present investigation benefits from the concept of Committed Design (Costa, 1998), taking responsibility for creating connections with agents of a different nature, but from the same place, stimulating the sustainability of the local business fabric. Namely, this study takes advantage of partnerships with the Municipality of Vila Verde, in the North of Portugal and with other entities such as, for example, sewing ateliers, local stores and companies with contacts that provided support or materials for the realization of this project. In methodological terms, a mixed methodology is used, non-interventionist and interventionist, qualitative and quantitative, combined in the Co-Design method (Zamenopoulos, Alexiou, 2018) and, for this reason, divided into four distinct phases – the search, the knowledge and the meaning; the reflections; future ideas; and the prototyping of ideas and concepts. During the project, the collaborative part is based on surveys carried out to residents and visitors to Vila Verde, as well as visits to embroiderers, associated with the Namorar Portugal space, developing an enrichment in cultural experiences. Finally, the result of this process causes the generation of experiences of emotion and knowledge. On the one hand, developing fashion accessory products that convey the local culture. On the other hand, working with different partners and testing the final products with people. With this investigation it is expected to demonstrate that the creation of connections between the past and the present, in the light of new developments, can be an opportunity to generate new products with meaning and, eventually, to provoke sustainability and innovation.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectTradição e inovaçãopt_PT
dc.subjectDesign comprometidopt_PT
dc.subjectAcessórios de modapt_PT
dc.subjectCo-designpt_PT
dc.subjectSistema produtopt_PT
dc.subjectDesign experiênciapt_PT
dc.subjectTradition and Innovationpt_PT
dc.subjectCommitted designpt_PT
dc.subjectFashion accessoriespt_PT
dc.subjectCo-designpt_PT
dc.subjectProduct systempt_PT
dc.subjectDesign experiencept_PT
dc.titleO design entre a tradição e a inovação no desenvolvimento de acessórios de modapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Integradopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineDesignpt_PT
dc.identifier.tid203299566pt_PT
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