Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3402
Title: Otimização seletiva com compensação e intervenção gerontológica "Life-span"
Authors: Bastos, Alice
Monteiro, Joana
Faria, Carla
Keywords: Desenvolvimento humano
Envelhecimento bem-sucedido
Otimização seletiva com compensação
“SOC-Questionnaire”
Intervenção gerontológica
Human developmen
Successful aging
Selective optimization with compensation
"SOC-Questionnaire"
Gerontological intervention
Issue Date: Jun-2021
Publisher: Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia y de la Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD)
Citation: Bastos, A., Monteiro, J., & Faria, C. (2021). Otimização seletiva com compensação e intervenção gerontológica "life-span. International Journal of Developmental and Educational Psychology - INFAD Revista de Psicología, 1(1), 389–399. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v1.2079
Abstract: Fatores tecnológicos, materiais, sociais e mentais associados à Cultura foram o principal motor para o aumento da longevidade no século XX e não mudanças no genoma geradas pela evolução da espécie. A otimização seletiva com compensação (SOC) pode ser vista como capacidade adaptativa - estratégias psicológicas de gestão da vida que garantem o processo de envelhecimento bem-sucedido. Inspirado nos princípios da Psicologia Desenvolvimental “Life-Span”, o SOC é simultaneamente um modelo e meta-modelo, na medida em que permite explicar quer mecanismos gerais do funcionamento humano, quer transformações em domínios específicos. A Equipa de Baltes e cols. elaborou um instrumento para avaliar a capacidade adaptativa – SOC-Questionnaire, útil para a intervenção gerontológica “life-span” - uma visão otimizadora da transformação desenvolvimental ao longo da vida, tomando como referência “life-events”. Este estudo analisa estratégias SOC em adultos mais velhos a participar em iniciativas autárquicas. Inclui 104 participantes, idade média 72,6 anos (DP = 5,9), predominantemente mulheres (80,8%), casados (61,5%), reduzida escolaridade (84,6%). Na recolha de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a versão portuguesa do SOC-Questionnaire. Na análise da capacidade adaptativa em função das variáveis sociodemográficas observa-se uma diferença significativa entre mulheres e homens (p < 0,05), assim como uma interação significativa entre grupo e anos de escolaridade (p <0,01). Independentemente do grupo, as mulheres pontuam mais baixo que os homens. Nas escolaridades mais baixas, a pontuação no SOC é superior no grupo de intervenção, enquanto nas escolaridades mais altas o grupo de comparação pontua mais alto. Esta tendência nos participantes com mais escolaridade deve ser interpretada com alguma reserva, dado que há poucos participantes nestes estratos. Estes resultados parecem promissores para o planeamento de intervenções “life-span”, enriquecendo a capacidade adaptativa ao longo da vida para lidar com situações de vida particularmente stressantes, como é o caso da Pandemia COVID-19. ABSTRACT Technological, material, social and mental factors associated with Culture, and not genome changes due to evo- lution, were the main cause for the increase in longevity of the XX century. Selective optimization with compen- sation (SOC) can be considered as adaptive capacity – life management psychological strategies that lead to successful aging. Inspired in principles of Life-Span Developmental Psyhcology, SOC is simultaneously a theoretical model and a metamodel, in the sense that it explains both general mechanisms of human functioning and changes in specific domains. Baltes and cols. created an instrument to assess adaptive capacity – SOC Questionnaire, useful to geronto- logical life-span intervention – an optimizing view of developmental change throughout life based on life events. The present study examines SOC strategies in older adults that take part in initiatives promoted by municipalities. There are 104 participants, with a mean age of 72,6 years (SD = 5,9), predominantly women (80,8%), married (61,5%), with reduced education (84,6%). Data collection was performed with a sociodemographic questionnaire and the Portuguese version of the Soc Questionnaire. The analysis of adaptive capacity according to sociodemographic variables shows significant differences between women and men (p < 0,05), as well as a significant interaction between study group and school years (p < 0,01). Regardless of study group, women display lower scores than men. Between individuals with fewer school years, SOC scores are higher in the intervention group, while among the more educated ones the comparison group has higher scores. This tendency in participants with more school years must be interpreted with caution since there are few participants in these strata. These results seem prom- ising to plan life-span interventions, enhancing adaptive capacity throughout life in order to deal with stressful life situations, such as the COVID-10 Pandemic
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3402
ISSN: 2603-5987
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_SOC_INFAD.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.