Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3414
Title: A Comunicação Autárquica e o seu papel junto da Comunidade Local
Other Titles: Estudo de caso, Município de Guimarães
Authors: Fonseca, Manuel José Serra da
Sousa, Bruno Barbosa
Pereira, Diana Patrícia Salgado
Keywords: Comunicação
Comunicação Política
Comunicação Autárquica
Marketing
Marketing Territorial
Cidade de Guimarães.
Communication
Political Communication
Municipal Communication
Marketing
Territorial Marketing
City of Guimaraes.
Issue Date: 3-May-2023
Abstract: O Ser Humano tem por base a comunicação, conseguindo-se verificar a sua presença nos mais simples atos decorrentes do quotidiano. Entretanto, esta presença fundamental não significa que o seu ciclo seja facilmente conseguido, fazendo com que a validação de todas as suas fases deva ser feita de forma minuciosa. Neste seguimento, a sociedade emerge pela comunicação e pelo marketing, enquanto disciplina que, procura na sua base solucionar as necessidades do seu público. Deste modo, as Autarquias, tentaram acompanhar as evoluções dos conceitos anteriores, o que resultou na sua reestruturação, primando cada vez mais a procura pela ampliação da sua eficácia junto da sociedade ao mesmo tempo em que estabelece uma relação bilateral. “A Comunicação Autárquica e o seu papel junto da Comunidade Local: Estudo de caso, Município de Guimarães”, foi o tema selecionado e, cujo objetivo passou por aferir se a comunicação imanada pela Autarquia atinge os residentes e de que forma. Para tal recorreu-se a uma abordagem metodológica mista, de natureza qualitativa e quantitativa, consubstanciada em entrevistas exploratórias e inquéritos por questionários. Esta conjetura levou ao encontro de dificuldades no processamento da mensagem por parte dos residentes, especialmente no que concerne a temas concretos sobre a própria Autarquia e, consequentemente, ao reconhecimento da necessidade de melhorias por parte da entidade em estudo.
The human being is based on communication, managing to verify its presence in the simplest acts of daily life. However, this fundamental presence does not mean that its cycle is easily achieved, meaning that the validation of all its phases must be done in detail. In this sequence, society emerges through communication and marketing, as a discipline that seeks at its base to solve the needs of its public. In this way, Municipalities tried to keep up with the evolution of the previous concepts, which resulted in their restructuring, emphasizing the search for the expansion of their effectiveness in society at the same time that they establish a bilateral relationship. “Autarchic Communication and its role in the Local Community: Case Study, Municipality of Guimarães”, this was the theme selected and, whose objective was to assess whether the communication emanating from the Autarchy reaches the residents, this feat is mainly due to the empirical study with mixed approach, using qualitative and quantitative techniques, namely the exploratory interview and surveys by questionnaires. This conjecture led to difficulties in the process of the message by the residents, especially in specific themes about the Autarchy itself, on the other hand, to the recognition of improvements by the Entity under study.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3414
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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